segunda-feira, outubro 03, 2011

Uma escolha excêntrica para o Inverno – Folha do Meio Branco 2009


Ano novo, é passado o momento das grandes festas do Natal e da passagem de ano. Depois dos excessos gastronómicos, toca a limpar por dentro com uma comida menos pesada… mas o vinho, esse, não pode faltar. Em vez dum tinto encorpado, ou mesmo leve, ou dum branco estagiado em madeira, a proposta desta semana é para quebrar tradições e preconceitos.
.
Apresentar um vinho de Verão em pleno Inverno é uma excentricidade, já se sabe. Mas, desculpem, não pode comer sempre e à fartazana pratos ricos e pesados. No Inverno, com a qualidade dos pescados da nossa costa, também há momentos para um grelhado. Talvez peixe-espada. Um branco ligeiro, que trata o Verão por tu, já aquece o pensamento… e toda a gente sabe que o frio é psicológico.
.
Ano novo, é momento de apresentar uma novidade. A Terrenus Veritae é um jovem produtor, em que esta proposta representa a sua segunda vindima. Tal como 2011, tem tudo pela frente. É um vinho para consumir novo e com alegria. 
.
Ano novo, tempo de apresentar um vinho a preço acessível, depois duma época em que as famílias ofereceram a amigos e parentes o ordenado e o subsídio de Natal. Além do que festejaram à mesa, porque há alturas em que quantidade e qualidade não podem falhar à mesa dos portugueses.
.
Um dos segredos da sua leveza está na altitude em que estão plantadas as vinhas, entre os 500 e os 550 metros, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, nas proximidades de Portalegre. A vinha fica em Alegrete que, além dos marqueses, ficou conhecida por uma das localizações do magnífico restaurante .
.
Tomba Lobos, de José Júlio Vintém – que entretanto marchou para a capital de distrito.
.
É um vinho equilibrado e fresco no nariz e na boca, com algum citrino e uma levíssima tropicalidade. Tudo por via da conjugação das castas arinto e fernão pires. Desta vez não há antão vaz num alentejano. Tudo bem casado pela mão sábia do mestre Paolo Nigra, um enólogo de vinhos elegantes.
.
É um vinho fácil, não é para grandes meditações. É para dar prazer, e pronto! A mesa é para dar prazer e o prazer, tal como o Natal, é quando um homem quiser. Em resumo, vem este vinho à baila por três razões: época, juventude e preço. Tudo junto. E tudo junto vem provar que há bons vinhos a preços acessíveis.

Sem comentários: