domingo, outubro 09, 2011

Currículo incrível – CV 2008


CV é abreviatura comum de curriculum vitae, mas neste contexto significa também Cristiano van Zeller, produtor e enólogo de currículo largo em sucessos e referenciais de qualidade. Este Douro tem tudo o que um tinto da região deve ter, com força no ataque, nas notas aromáticas… mas também uma elegância de boca, o que, nem sempre, se consegue na região.
.
Se a colheita de 2007 impressionava, a do ano seguinte tem ainda mais elogios. O CV 2008 tem impressionado a crítica internacional, que lhe atribui aplausos e notas máximas ou muito elevadas. Só por isso a curiosidade deve fazer mexer os enófilos.
.
A Quinta Vale Dona Maria tem uma história curiosa. Pertenceu à família da mulher de Cristiano van Zeller. Há registos da propriedade desde 1868, mas sabe-se que estava na posse há muitos mais anos. Pelo menos são de 242 anos. Em 1973 foi arrendada a uma empresa produtora de Vinho do Porto da família Symington.
.
Embora tenha dado luz a uvas que serviram na produção de grandes Vinhos do Porto da Smith Woodhouse, a quinta encontrava-se um pouco abandonada quando voltou para o controlo da família. As edificações estavam em ruínas e as vinhas não chegavam a 20 hectares, dos quais dez de vinhas velhas.
.
Corria o ano de 1996 quando se tomaram decisões para ressuscitar a propriedade. Lançado o projecto de reabilitação, tem vindo a ser a ampliada, com a aquisição de novas parcelas. Mas há ainda partes que arrendam em modo de longa duração. Hoje são quase 40 hectares.
.
Outro ponto de nota é a junção de tradição com inovação. Por um lado, a prensagem ocorre em lagares de granito, mas, por outro, a pisa é feita com recurso a robô. Contudo, para os CV a escolha vai para as rogas de homens, com a típica pisa a pé.
.
As castas são tradicionais da região e com potencial para tintos Douro e Vinho do Porto. Situada numa encosta virada a Sul-Sueste, junto ao rio Torto (na sub-região do Cima Corgo), a quinta tem um enorme leque de castas.
.
O CV faz-se quase todo numa vinha velha, com mais de 80 anos. Antigamente não havia enólogos, mas havia sabedoria para juntar, na terra, as vides que melhor resultassem depois de pisadas e fermentadas. Como noutras quintas tradicionais do Douro com vinhas velhas, são muitas as castas e, normalmente, misturadas. No CV há mais de 40!

Sem comentários: