domingo, outubro 29, 2017

Sandeman Porto Vintage Quinta do Seixo 2015

O vinho que vem a seguir merece um preâmbulo idêntico. Aliás, um texto igual, só mudando as designações
.
Cá vai:
.
.
O que escrevo aqui é válido para qualquer Porto Vintage ou qualquer outro vinho.
.
Como se deve classificar um vinho velho? Uns envelhecem bem, outros assim-assim e ainda outros mal. É sabido que o mesmo vinho em garrafas diferentes se pode comportar diferentemente – um fenómeno muito comum.
.
Para acrescentar dificuldades, o modo de armazenamento determina muito do que será o resultado final. E, quanto mais velho, todas as condicionantes se pronunciam mais, para o bom e para o mau.
.
Avaliar como? Como o vinho está ou como se espera que virá a estar? O miúdo malcriado poderá ser um adulto cuidadoso e o certinho transformar-se num imbecil.
.
Para um Vinho do Porto ser declarado vintage é obrigatório cumprir um conjunto de especificações, avaliadas por um conjunto de peritos do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a entidade de supervisão e de certificação.
.
Claro, que os vinhos não têm todos a mesma qualidade. Mas com um patamar de exigências tão elevado…
.
Vintage é sinónimo de data de colheita e modo de fabricação, não é de roupa ou de tralha – essas são velharias ou antiguidade. Os Portos Vintage devem ser consumidos com idade, de modo a sublimarem as suas características mais nobres. Como não vivemos numa ditadura do gosto, cada um aprecie como entender. Quanto a mim, a regra é do prazer.
.
.
.
Um Porto duma só quinta significa o óbvio: vem de uma só propriedade. Para muitos, os vintage produzidos com vinhos de vários locais têm uma qualidade superior. Possivelmente, a excepção seja a Quinta do Noval.
.
Realço aqui que já bebi Portos Vintage de várias quintas que eram inferiores aos produzidos numa só propriedade. Noto novamente que é um patamar onde só os melhores conseguem atingir.
.
Um Porto vintage de 2015 é uma criança. Já gatinha, mas ainda é uma criança.
.
O Porto Sandeman Vintage Quinta do Seixo 2015 tem o que se exige… pleonasticamente uma grande complexidade, de aromas e paladares, componente táctil muito agradável e longo tempo do seu sentir na boca.
.
Ora, o que acontece aqui? Hoje ou o amanhã? Digo acerca do hoje, até porque não é vintage qualquer vinho e peritos assim o entendem.
.
.
.
Origem: Porto
Produtor: Sandeman / Sogrape
Nota: 9/10
.
.
.
Nota: este vinho foi enviado pelo produtor.

Sem comentários: