segunda-feira, outubro 16, 2017

José de Sousa 2015 + José de Sousa Mayor 2015 + J de José de Sousa 2014 + Puro Talha Branco 2015 + Puro Talha Tinto 2015

A fabricação de vinho em recipientes de barro tem séculos e não é exclusivamente portuguesa. Contudo, o processo não deixa de estar na tradição alentejana – cuja introdução é geralmente atribuída aos Romanos.
.
O método caiu em desuso e perdeu-se o conhecimento de produção das talhas. Como resultado, quem as quiser tem de as comprar a preços, que dizem, elevados.
.
Nada que não se resolva, pois no Cáucaso – onde se vinifica em grandes ânforas – ainda são moldadas. Digo com a certeza dos ignorantes, é só contratar um artesão e levá-lo ao Alentejo.
.
A produção de vinho em talha é residual, mas tornou-se num interessante produto de marketing. Há lotes parcialmente feitos nesses depósitos – alguns com décadas, como nesta casa, onde não se trata de mero argumento comercial – e quem se aventure na totalidade do processo.
.
Os puristas afirmam que engarrafar vinhos de talha é uma modernice, que não tem qualquer referência histórica nem tradição. Dizem que a verdade habita nas tabernas alentejanas.
.
Essa é discussão em que não me meto. Sei que o vinho vindo da talha é diferente e que acrescenta paixão aos enófilos.
.
A firma José Maria da Fonseca há muitos anos que utiliza vinho em talha para fazer o lote do José de Sousa. Agora, apresenta um branco e um tinto integralmente produzidos nas ânforas. O resultado é muito feliz, não apenas pela diferença, mas também pela qualidade formal.
.
Os Puro Talha Branco 2015 e Puro Talha Tinto 2015 foram apresentados conjuntamente com as novidades aneiras da José Maria da Fonseca. O momento de debutar assinalou também uma recolocação da Adega José de Sousa na empresa-mãe. A ideia é a de autonomizar a marca, aproveitando a tradição identitária e reputação da casa alentejana.
.
Esta decisão vem fazer justiça, pois a Adega José de Sousa é uma casa quase tão antiga quanto a José Maria da Fonseca – a alentejana reporta a 1878 e a de Azeitão a 1834 –, com carácter próprio e reputação de qualidade.
.
O José de Sousa 2015 é fiável – se há algo que muito aprecio é a fiabilidade. Chateiam-me aqueles vinhos (referências) que umas vezes são bons e noutras resultam maus. Isso não tem nada a ver com os anos, mas com a consistência.
.
Certamente que uma referência tão antiga conheceu alterações com o tempo. É mais do que provável subtis correcções de perfil do vinho. Os consumidores substituem-se, mas outros mantêm-se. Compreendo que agradar aos habituais e não deixar de seduzir os novos não seja tarefa fácil. Aqui há ainda o respeito pela variação dos anos, mantendo-se o patamar da qualidade.
.
O José de Sousa 2015 é uma junção das castas grand noir (52%), trincadeira (33%) e aragonês (15%). Estes vinhos fazem parte da minha memória. Nunca conseguirei ser totalmente isento na avaliação – refiro-me ao gosto pessoal e com rótulo à vista. A parcialidade, no blogue, é assunto reconhecido e assumido por mim. «Cientificamente» é igualmente um vinho de grande qualidade. Ponderando, sinto-lhe o mesmo nível, tanto na a emoção quanto na frieza.
.
Embora o lote se tenha feito com as mesas castas, a personalidade do José de Sousa Mayor 2015 é diferente: grand noir (58%), trincadeira (30%) e aragonês (12%). Noto-o mais fresco, complexo e longo na boca face ao anterior.
.
 J de José de Sousa 2014 é um grande vinho em qualquer parte do mundo. Este não foi da única colheita que bebi, este pareceu-me estar mais alto. Porquê? Por todas aquelas coisas que têm vinhos superiores: complexidade aromática e de paladar, evolução no copo, comportamento e demora na boca. Essas coisas.
.
Parece-me que chegou, ou vai chegando, a moda da mineralidade. Os vinho da José de Sousa sempre tiveram essa característica, herdada dos solos graníticos de Reguengos de Monsaraz. Os Puro Talha têm o acrescento das notas barrentas, atribuídas pelas ânforas, e de salinidade.
.
A malta da ciência encartada e a da verdadeira ciência aqui não é chamada, ou então guarde a sapiência exacta na bata laboratorial ou na dos equívocos. Não sei como avaliaria estes vinhos de talha se me aparecessem às cegas.
.
São estranhos. Não só os artesanais não se parecem com nada, como estes, construídos por gente séria e competente, também não se parecem com coisa nenhuma. Sabia o que estava a provar, depois beber, e houve erros de paralaxe – não duvido, é a emoção. Contudo, a qualidade formal está lá.
.
Quero lá saber das formalidades! Aqui no blogue reina o sentimento. Com tempero de sensatez – nunca pontuei mal um vinho bom e que não me agradasse na boca e no nariz –, digo que são dois belíssimos vinhos estranhos. Um enófilo curioso e/ou com vontade de aprender, tem de conhecer os Puro Talha, pois são muito didácticos.
.
Na Adega José de Sousa existem 114 talhas – um tesouro, literal em valor em euros e enológico. Os dois Puro Talha fizeram-se mantendo a tradição do mandar tudo lá para dentro. O branco fez-se com antão vaz, diagalves e manteúdo, em proporções não especificadas. O tinto com grand noir (50%), trincadeira (30%), aragonês (10%) e moreto (10%).
.
.
.
José de Sousa 2015
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: José de Sousa / José Maria da Fonseca
Nota: 7/10
.
.
José de Sousa Mayor 2015
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: José de Sousa / José Maria da Fonseca
Nota: 8/10
.
.
J de José de Sousa 2014
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: José de Sousa / José Maria da Fonseca
Nota: 9/10
.
.
Puro Talha Branco 2015
.
Origem: Alentejo
Produtor: José de Sousa / José Maria da Fonseca
Nota: 8/10
.
.
Puro Talha Tinto 2015
.
Origem: Alentejo
Produtor: José de Sousa / José Maria da Fonseca

Nota: 8/10

Sem comentários: