sexta-feira, setembro 30, 2011

Elegância alentejana – Lima Mayer Petit Verdot 2006


Dizer-se que Thomaz Lima Mayer é um homem de sete ofícios é faltar à verdade. Dizer-se que teve um só interesse laboral também não é correcto. É empresário, teve empresa de construção de cortes de ténis, outra de piscinas, uma de meios de reprodução e impressão industriais. Em Portugal e no Brasil.
.
Como o nome indica é familiar de Adolfo Lima Mayer, magnata e homem de artes do final do século XIX e começo do XX. Este seu herdeiro tomou conta da companhia familiar e a sua mais recente «aventura» é a dos vinhos. Não foi propriamente para se reformar, mas para não ficar parado. Escolheu uma paixão antiga e instalou-a na Quinta de São Sebastião, a quatro quilómetros de Monforte.
.
A quinta, com um monte típico alentejano, tem ainda uma ermida dedicada ao santo que lhe dá o nome. É um lugar sossegado, com 30 hectares de vinha, montados de sobro e azinho, duas ribeiras e solo maioritariamente granítico. Há vida selvagem com fartura, contando com os gamos, esses introduzidos.
.
O vinho que se apresenta é um tinto, o petit verdot de 2006, uma criação extreme. Não sendo completamente uma novidade, é um néctar com longevidade bastante para se falar dele. Rui Reguinga, o enólogo, põe-lhe a vida útil nos dez anos. A caminho vem o 2008, com lançamento em data incerta de 2011.
.
Uma das particularidades é que foi um dos primeiros petit verdot do Alentejo. Variedade que parece ter bons resultados, a avaliar pela multiplicação das vinhas desta casta na região.
A vinha de petit verdot é diminuta, com apenas 2,5 hectares. Maior expressão têm as internacionais cabernet sauvignon e syrah, a naturalizada alicante bouscher e ibérica aragonês (tinta roriz ou tempranillo).
.
Natural da vasta região de Bordéus, a petit verdot é uma casta secundária, com uso em tempero de lotes. Originária dos Pirenéus, rumou um pouco mais para cima, tendo alguma expressão na região de Médoc.
.
Abandonada e esquecida, foi recuperada no final do século XX, enquadrada num movimento de vontade na diferenciação dos vinhos. Hoje é uma variedade mundial, cultivando-se com expressão na Argentina, Chile, Austrália e Califórnia.
.

Outra curiosidade é a variação de algumas características. Enquanto em Bordéus tem com frequência uma suave tropicalidade, com alguma banana, apesar de tinto. No Alentejo resulta mais maduro, com muita fruta preta.

Sem comentários: