quarta-feira, setembro 28, 2011

Com toda a alma do Douro – Gouvyas Tinto Vinhas Velhas 2005


João Roseira é um homem cool. Bem disposto, com humor fino e pronto, não parece ser homem de gargalhadas. Gosta de vinhos diferentes da corrente dominante e com forte carisma, que traduzam a alma das uvas, do solo e do clima… o chamado terroir. São mesmo da terra onde nasceram. Assim acontece com todos os grandes vinhos.
.
Parceiro e amigo, Luís Soares Duarte é um dos mais reputados enólogos do Douro, assinando vinhos como os Kolheita de Ideias. Os dois assumem a Bago de Touriga, a pequena empresa produtora dos Gouvyas.
.
Gouvyas é a forma antiga do topónimo Gouvinhas, uma aldeia do concelho de Sabrosa, na sub-região do Cima Corgo. Vem o nome por as uvas serem provenientes dessa pequena localidade. A Bago de Touriga não tem vinhas próprias, adquire a fruta a pequenos viticultores.
.
O esmagamento fez-se em lagar com pisa a pé, como manda a tradição e a memória. Ao todo fizeram-se pouco mais de 3.000 garrafas. O produtor esgotou o stock, mas o vinho encontra-se, obviamente, nas prateleiras das garrafeiras.
.
Como o nome indica, este Vinhas Velhas de 2005 fez-se com uvas de cepas de provecta idade, não com vinte ou trinta anos, mas com décadas e décadas. O resultado é um vinho muito concentrado.
.

Castas? É difícil de dizer, são muitas. Se calhar mais do que aquelas que o produtor cita. Vinhas que têm as castas misturadas. Antigamente era assim em Portugal, cultivavam-se as diferentes variedades todas juntas e o lote estava feito. Facto curioso, a mediática e reputada Touriga Nacional ocupa apenas um lugarzinho no conjunto.

Sem comentários: