quinta-feira, dezembro 14, 2017

Pontual Branco 2016 + Pontual Tinto 2015 + Pontual Reserva Tinto 2015 + Pontual Syrah 2015 + Pontual Touriga Nacional 2015

O tempo voa. Voa como o Concorde. Parece que foi ontem que conheci o Paolo Nigra e passaram-se possivelmente 13 anos. Já contei que, embora apreciando vinho há muitos anos, algumas – não muitas – palavras levaram-me a querer aprofundar o conhecimento.
.
Ora, isso não me torna mais parcial, apesar de assumir que os textos aqui no blogue exprimem prazer pessoal e, por isso, são subjectivos. Tento compensar, o excesso de euforia e de castigo, os vinhos bons que não aprecio.
.
Ora, os Pontual sempre me agradaram. Direi que o estilo elegante de Paolo Nigra não é um artifício. Esse polimento é uma opção que surge naturalmente.
.
A PLC – sigla da empresa a partir do nome próprio de cada um dos empresários; Paolo Nigra, Luís Bulhão Martins e Carlos Portas – tem 100 hectares de vinha, em solos xistosos, entre o Alandroal e Portalegre.
.
O Pontual Branco 2016 é penalizado pela minha antipatia pela casta antão vaz. Do lote faz parte também a verdelho. O teor alcoólico (12%) achega-lhe frescura. Não posso gostar do que não gosto, nem castigar severamente o que tem qualidade. O dilema do costume.
.
O Pontual Tinto 2015 exprime a elegância de Paolo Nigra. Muito suave e que apetece beber. Tenho o hábito de, com os amigos, ficar a conversar acompanhados com vinho, depois do jantar. Este é daqueles que se portam bem na mesa e no sofá.
.
As castas são, por ordem alfabética, alicante bouschet, petit verdot, syrah e touriga nacional. Gostei da afinação que surge da junção, em estágio, de carvalhos francês e americano.
.
O Pontual Reserva Tinto 2015 caiu-me mais no goto, possivelmente devido a um maior tempo de estágio em madeira e/ou idade das barricas, de carvalhos americano e francês, onde estagiou um ano.
.
Os dois Pontual monovarietais estiveram sempre num lugar especial, talvez acima dos Pontual Reserva Tinto. Penso que as variedades syrah e touriga nacional se expressam bem. São dois amores simultâneos.
.
O Pontual Syrah 2015 tem uma gulodice gastronómica que aprecio. Fez-se em lagares de inox e estagiou seis meses em barricas de carvalhos americano e francês. Mais leve do que o Reserva, permite-me usufrui-lo nesses convívios com os amigos.
.
A minha apreciação acerca do Pontual Touriga Nacional 2015 não é diferente daquela que escrevi para o syrah, embora a casta seja diferente. Haverá certamente diferenças, mas o modo produtivo é idêntico.
.
.
.
Pontual Branco 2016
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: PLC
Nota: 5/10
.
.
Pontual Tinto 2015
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: PLC
Nota: 5,5/10
.
.
Pontual Reserva Tinto 2015
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: PLC
Nota: 6,5/10
.
.
Pontual Syrah 2015
Origem: Regional Alentejano
Produtor: PLC
Nota: 6,5/10
.
.
Pontual Touriga Nacional 2015
Origem: Regional Alentejano
Produtor: PLC
Nota: 6,5/10

Sem comentários: