segunda-feira, dezembro 18, 2017

Poças Reserva Tinto 2015 + Símbolo 2014 + Poças Colheita 2003 + Poças LBV 2012 + Poças Vintage 2015

A firma Poças Júnior, casa ainda familiar, foi conhecida pelos seus Portos tawny. De há uns anos, a empresa tem ganhado balanço nos Portos vintage e nos Douro. Pela qualidade com que têm chegado, a aposta está a ser ganha.
.
Para quem aprecia os vinhos do Douro, como eu, estes tintos transportam-me para esse vale magnífico, em que o homem se uniu à natureza – sem a quebrar, mas domesticando-a. As citações da esteva, do azinho e do xisto são as que mais me envolvem no prazer pelos durienses.
.
O Poças Reserva Tinto 2015 fez-se com uvas da Quinta de Santa Bárbara (Ervedosa do Douro – Cima Corgo) e da Quinta de Vale de Cavalos (Numão – Douro Superior). O lote tem fruta de vinhas velhas (80%), onde tudo vive misturado, e de touriga nacional. A idade das cepas está no intervalo de 40 a 60 anos. Estagiou um ano em barricas novas de carvalho francês e seis meses em garrafa.
.
O Símbolo 2014 resulta da junção de frutos de duas parcelas, de vinhas velhas, da Quinta de Santa Bárbara. Estagiou 18 meses em barricas novas de carvalho francês e 12 meses em garrafa. Maravilha!
.
Não sou dado à fixação de datas e suas relações com climatologia específica. Contudo, o ano de 2003 é de fácil memória. Foi um ano bastante quente, com bastantes fogos florestais e em que Lisboa se viu envolta no fumo dos incêndios vizinhos.
.
Toda via, essa memória negativa contrabalança-se com a boa qualidade dos vinhos. Um tawny com 14 anos é adolescente. O Poças Colheita 2003 tem muita vida pela frente. Como é engarrafado à medida em que chegam as encomendas e vindo ao mundo numa firma especializada, parece-me que terá um belo futuro.
.
Não simpatizo com os late bottled vintage. Sei que foi uma boa invenção, com garantia de qualidade, preço mais baixo e que permite às empresas aproveitar vinhos que, até então, não tinham como se valorizarem.
.
Não é LBV quem quer. Há exames exigentes. Porém, não vejo nesta categoria a grandiosidade dos vintage nem a descomplicação das gamas (ruby) mais baixas. Tendo a não apreciar híbridos. O Poças LBV 2012 tem (muita) fruta, doçura, veludo e corpo. Não posso penalizar um bom vinho, mas o princípio da subjectividade, que sempre assumi no blogue, não me permite a nota que talvez merecesse.
.
Não há vintage fora do nível da excelência. Há melhores e menos bons, os padrões de avaliação são muito elevados. Percebe-se porquê – notoriedade pela grande qualidade e rigor – e para quê – beneficiar comercialmente com um vinho com grande valor-acrescentado.
.
Beber um vintage novo horroriza muita gente e esperar por ele leva ao pensamento de que não se sabe quanto tempo se vai estar nesta vida. Objectivamente, os vintage ganham com o tempo. Um vintage novo é novo e é nesse (actual) estado que tem de ser avaliado. O Poças Vintage 2015 é uma criança. Tudo ponderado, a nota mantém-se alta.
.
.
.
Poças Reserva Tinto 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Poças Júnior
Nota: 7/10
.
.
Símbolo 2014
.
Origem: Douro
Produtor: Poças Júnior
Nota: 8/10
.
.
Poças Colheita 2003
.
Origem: Porto
Produtor: Poças Júnior
Nota: 7,5/10
.
.
Poças LBV 2012
.
Origem: Porto
Produtor: Poças Júnior
Nota: 6/10
.
.
Poças Vintage 2015
.
Origem: Porto
Produtor: Poças Júnior
Nota: 9/10

Sem comentários: