segunda-feira, dezembro 11, 2017

Monte da Raposinha Branco 2016 + Nós Branco 2016 + Monte da Raposinha Rosé 2016 + Nós Tinto 2015 + Atayde Reserva Branco 2016 + Monte da Raposinha Tinto 2015 + Atayde Grande Escolha 2014

O Monte da Raposinha Branco 2016 sofre com a minha antipatia para com a casta antão vaz, apesar do arinto lhe dar frescura e a viosinho graça – o baixo teor de álcool, certamente devido a apanha precoce, traduz um cuidado para que a abominável não se descontrole. Embora este blogue seja, assumidamente, um caderno de paixão, tento não penalizar bons vinhos que me desgostam. É o caso.
.
Já o Nós Branco 2016 excede-se em antão vaz. Como não sou grande apreciador de sauvignon blanc… mas adorador do arinto. A combinação das duas primeiras não é para mim, apesar da frescura da terceira. Aqui a ponderação tem de se manifestar maiormente.
.
Ora aqui está um belo rosado! Monte da Raposinha Rosé 2016 tem a felicidade de apetecer à entrada de conversa, à refeição e junto a algumas sobremesas mais ligeiras. Fez-se em partes iguais de touriga nacional e aragonês.
.
O Nós Tinto 2015 fez-se com uvas alicante bouschet, aragonês, touriga nacional e trincadeira. É um vinho que não me agrada nem desagrada. Não tem estórias. Sem dúvida que é bom vinho e tem uma boa nota. Mas é pouco mais do que circunstância.
.
A casta chardonnay comporta-se diferentemente no meu agrado. Pode enfastiar-me, até a posso dispensar, e alegrar-me. O que encorpa (100%) o Atayde Reserva Branco 2016 fez-me cócegas. Tem relevo, não é fogo-de-artifício no olfacto e tem na mesa o seu palco.
.
O Monte da Raposinha Tinto 2015 fez-se com uvas alicante bouschet, aragonês, syrah e touriga nacional. Juntas, com contida passagem por madeira, tornam-no numa boa opção para levar para uma mesa de família ao domingo.
.
O Atayde Grande Escolha 2014 chega com o mesmo carácter da colheita anterior. Quem me lê sabe – quem não sabe fica a saber – que valorizo muito a regularidade, desde os vinhos mais modestos até aos de qualidade superior. Mas isso é diferente de uniformidade. Os vinhos desinteressantes pecam por uniformismo e os superlativos espelham – ou tendem – a climatologia e o ecossistema.
.
O Atayde Grande Escolha 2014 é metades de aragonês e touriga nacional. Descritores, e paleio, acertado e politicamente correcto, são blá blá blá! Deu-me um grande gozo!
.
Na apresentação do Monte da Raposinha regressou o Furtiva Lágrima 2013. Os sábios, os sobredotados e os parlapatões notarão aquela nano-diferença que resulta da passagem de um só ano, num vinho com juventude.
.
Nem sábio, nem sobredotado nem parlapatão – espero não ser julgado como tal – deu-me o prazer permitido no ano passado e do modo que a memória me permite.
.
Cito-me: «O Furtiva Lágrima 2013 é um tinto da categoria «não levar para o jantar de apresentação aos sogros». Os senhores ficariam a saber bem demais o que o genro/nora gosta da filha/o. É bom não os habituar mal. É sedutor e complexo aromaticamente. É fresco, com nervo, longo na boca e frescura. É 90% alicante bouschet e 10% touriga nacional». Notifiquei-o com 8,5/10.
.
.
.

Monte da Raposinha Branco 2016
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 5/10
.
.
Nós Branco 2016
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 5,5/10
.
.
Monte da Raposinha Rosé 2016
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 6/10
.
.
Nós Tinto 2015
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 4,5/10
.
.
Atayde Reserva Branco 2016
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 6,5/10
.
.
Monte da Raposinha Tinto 2015
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 6,5/10
.
.
Atayde Grande Escolha 2014
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Raposinha
Nota: 7,5/10

Sem comentários: