terça-feira, abril 29, 2014

Dois alentejanos para o Verão: Adega de Borba Branco 2013 e Adega de Borba Rosé 2013

Ora viva, como estão? Estes dois vinhos chegaram-me para prova acompanhados por um syrah. Tratando-se de vinhos de «divisões» diferentes, tratei de separar os dois veraneantes do mais forte. Não que não se possam beber tintos no Verão, mas porque não me pareceu fazer sentido colocar tudo na mesma posta.
.
Na crónica de ontem referi «verdadeiro» e autenticidade é coisa que não falta ao Adega de Borba Branco 2013. Este é daqueles vinhos em que tenho de travar o impulso. A sua qualidade não pode ser penalizada severamente por causa do meu gosto pessoal (critério obrigatório e quase único da notação).
.
Notei-lhe autenticidade. É um vinho que me sabe a Alentejo. Não sei até que ponto a casta arinto é alentejana (não sei se é uma das modernices). Bem, mas a roupeiro e antão vaz cantam no falar(i).
.
É um vinho equilibrado, balançando, olfactivamente, entre algum calor e boa frescura. O calor vem-lhe da antão vaz (quase que aposto o ordenado – cruzes, credo, canhoto, vade retro Satanás, maldita coisa da natureza). A roupeiro põe-lhe ainda mais Alentejo e a arinto (recém chegada ou autóctone) dá leveza e frescura. Dispensava as notas tropicais, preferia que se ficasse pelo «solo» e as notas de tangerina e alguma casca de limão.
.
Na boca pia mais fino (ou fia mais fino?). Fresco! Fresquinho! Alegria. Já alguma vez escrevi aqui no blogue que os citrinos, sobretudo a laranja, formam o conjunto das minha frutas favoritas? Pois toma lá tangerina e limão! E dura, dura... bom tempo final.
.
Quanto ao rosado... mais uma vez Óscar Gato acerta-me no goto. Mais um ano de vinho divertido... e os rosés gostam muito de diversão. Embora também vá bem para a mesa (marisco e frango grelhado... hummmm, acho que hoje ainda vou à churrascaria) é prá festa  – e comer também é festa – mas a que me refiro é música, dança, sedução, praia, pôr-do-sol, piscina, noitada no jardim e na piscina (infelizmente estes dois itens são raros para os portugueses)... e camisas coloridas e calções compridos e...
.
O rosado resulta da junção de aragonês e syrah... espera lá!... uma autóctone e outra estrangeira... Praia e sedução entre um português e uma estrangeira (ou vice-versa)... que saudades da adolescência... Tavira, sobretudo...
.
.
.
Adega de Borba Branco 2013
.
Origem: Alentejo
Produtor: Adega de Borba
Nota: 5,5/10
.
.
Adega de Borba Rosé 2013
.
Origem: Alentejo
Produtor: Adega de Borba
Nota: 6/10
.

Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: