quarta-feira, abril 23, 2014

Alandra Branco 2013 e Alandra Tinto 2013

Não entrando naquela coisa dúbia, subjectiva, bbbrrrrrrr que é aquela coisa da relação entre a qualidade e o preço... pois depende da algibeira, disponibilidade, momento, gosto, comparação com outros produtos... tenho a dizer que:
.
Fazer uns quantos milhões de litros todos os anos (porque só podem ser milhões), com qualidade (ou se preferirem sem defeitos), baixo preço, mantendo um perfil, porque o consumidor desse vinho quer é marca e não anuidades... é obra! A enologia é uma disciplina técnica. Apesar de muitos técnicos também saberem fazer arte.
.
Lembro-me dos Alandra desde que saíram (1255 ou 1256 – reinava em Portugal Dom Afonso III) e nunca me desiludiram. Aquilo é aquilo e não é nem quer ser mais do que aquilo. Um vinho honesto e regular. Corria o anno da Graça Nosso Senhor Jesus Cristo de MCMXCI, esse primeiro.
.
Apesar de na gama estar abaixo do Monte Velho, sempre preferi Alandra a Monte Velho. E não tem nada a ver com o preço. Manias de enófilo!
.
Que se pode dizer? Não é sublime. Não tem um «não sei o quê de»... é um vinho para o dia-a-dia, para o copo que se bebe com o almoço (ou dois, com o jantar). É bom para a festança... É fresco e leve (o branco pesa um bocadinho mais do que devia, por culpa dum ser maldito...).
.
Entre o tinto e o branco, que análise fazer? É o mesmo. Têm o mesmo princípio e a mesma estória para contar, e consulte-se o sítio do Esporão na internet e leia a estória/história de Alandra.
.
Preferi o tinto, nem que fosse porque o branco tem lá aquela casta maldita.... (antão vaz).
.
São vinhos descomplicados. O tinto fez-se com moreto, castelão e trincadeira. O branco elaborou-se com antão vaz (blheck!), perrum e arinto (e que leveza não terá dado ao antão vaz...)
.
.
.
Alandra Branco 2013
.
Origem: Portugal
Produtor: Esporão
Nota: 3/10
.
.
Alandra Tinto 2013
.
Origem: Portugal
Produtor: Esporão
Nota: 3,5/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: