quinta-feira, maio 17, 2012

Casa Ferreirinha Barca Velha 2004





















A sempre mesma questão: o melhor vinho. É? Não será «o», mas um dos. Sem demérito. O que o Barca Velha tem, que nenhum outro vinho português acompanha, nem mesmo o Pêra Manca, é o carisma, a história, o prestígio, a aura, a nobreza únicos. É um grande vinho.
.
Para mim, um vinho não é apenas o líquido, mas o passado, a tradição, a ambição, a história, o rótulo, as pessoas. O Barca Velha tem isso tudo. Pode ser usado como arma de marketing, é-o certamente, mas que mal tem isso se quando surge esmaga com encantos quem o bebe?
.
Desde que surgiu, em 1952, só 17 anos tiveram direito a dar à luz um Barca Velha. Hoje aparece como antigamente, com anos de estágio. O 2004 viveu 16 meses em barrica e o resto enjaulado em vidro.
.
Já ninguém faz vinhos assim em Portugal, com esta demora para ver a luz. Não é um vinho de modas, é um estilo. Não é para beber de smoking vestido, mas de fraque ou de casaca… ou de modo simples, na privacidade da família e da amizade.
.
Há quem o beba jovem, que ninguém espere por ele. Há quem o beba antigo, que ninguém ouse tomá-lo agora. Bebe-se já e sabe-se que será longa a vivência sã. A Sogrape aponta para um apogeu dentro de 15 anos. Neste momento, fora da garrafa, é um tigre, não pela força, mas pela elegância e nobreza felinas.
.
Tantas palavras se disseram e escreveram sobre o «primeiro» vinho do Douro. Acrescentar não vale a pena. Penso ter sido unânime a avaliação de que 2004 é memorável, mesmo tendo em atenção o padrão exclusivo dos Barca Velha. Disseram os mais entendidos (que eu na modéstia experiência me associo) que este é um clássico, no perfil que mais lhe moldou a aura.
.
É harmonioso, finamente guloso, elegante… são tantos os adjectivos que paro já. Se bem que sejam merecidos, basta de elogios. Apenas um aplauso para a equipa de enologia, chefiada por Luís Sottomayor, o terceiro artesão da marca, depois do lendário Fernando Nicolau de Almeida e de José Maria Soares Franco.
.
O Barca Velha 2004 estagiou em barricas de 225 litros, das quais 75% de madeira nova. As uvas que o compõem vieram maioritariamente da Quinta da Leda (90%), a que se juntaram frutos doutras proveniências do Douro Superior. As castas do lote são touriga nacional (40%), touriga franca (30%), tinta roriz (20%) e tinto cão (10%).
.
No nariz tem complexidade, com fruta vermelha, ervas secas, amêndoa torrada, especiarias, com um filamento de cravinho e de menta, notas florais, de alfazema, violeta e até de laranjeira. Na boca impressiona pelos taninos, pela acidez notável, pelo final enorme.
.
Venho do Douro Superior com boas cores, vermelhinho. Não por excesso de bebida, mas pelo Sol fingido de manso devorado num piquenique na Quinta da Leda. Arde-me a pele e quando entrei em casa meti-me debaixo de água, para tirar os quilos de pó que trouxe do campo. No banho percebi a tonalidade e o ardor: estou com bronzeado à pedreiro. Isso, sim, era escusado, mas tem de ser, por amor à arte e à modalidade desportiva.
.
Não termino sem antes partilhar o prazer que me deu conhecer o senhor Fernando Guedes. Os 82 anos estão sábios e vivos, homem de espírito, simpatia e educação. Gostei do senhor.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Casa Ferreirinha / Sogrape
Nota: 9,5/10
.
Nota: Dedico este texto aos amigos PR e VR, por causa da colheita de 1982. À saúde de MR.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito boa tarde,

É com prazer que leio o seu blog e queria apenas transmitir o meu projecto. A Best Wine Bloggers surgiu pois viu a necessidade de o mundo do vinho ser ainda mais propagado no mundo da Internet. Com certeza me entende. Posto isto, a Best Wine Blogger está a escolher os melhores bloggers para incluir numa lista que ficará incluída no nosso site. Isto é um projecto novo mas com a ajuda de todos irá ser produtiva. Portanto, gostaria de saber se é possível inclui-lo nesta lista de blogs de vinho.

O site é: http://bestwinebloggers.blogspot.pt/

Se estiver interessado, visite o site e retire o banner que se encontra na página do site e reencaminhe com um link da nossa pagina. 

Podemos contar com a sua colaboração?

Muito obrigado e felicidades