domingo, fevereiro 26, 2012

Tons Duorum Branco 2011

O tempo em que vinho barato era, no mínimo, dispensável passou, embora não totalmente, reconheça-se. Vários produtores têm surgido apostados em fazer vinhos fáceis, bons e a preço sedutor.
.
Claro, que muitos continuam a fazer «o melhor vinho do mundo», muitas vezes, embora bem feitos, sem grande interesse. Lá saltam eles para os oito, dez, 12, 16 euros… Pois bem, gente séria e competente, como João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, garantem qualidade inquestionável e os selos marcam numerozinhos que fazem cócegas na minha carteira.
.
Ao dizer isto não quer dizer que tenha cedido à tentação do julgamento da relação entre a qualidade e o preço. Mas esta é das situações em que tem mesmo de ser referenciada. Há vários vinhos bons e baratos, mas alguns são melhores do que outros. Este é um deles.
.
A mim proporcionou-me um prazer surpreendente. Indiferente ao preço (sou milionário), tropecei, sem querer, com os olhos no valor recomendado… 3,99 euros (irrita-me os arredondamentos em nove). Dava facilmente seis euros por ele.
.
Pois, não é a última Coca-Cola do deserto, não é o vinho mais desafiante que traguei, mas… e então? É bom, e prontes!
.
Para que não protestem muito, não repito a graça, dois dias seguidos, de não meter notas de prova… Então é assim:
.
No nariz mostrou-se cítrico, com casca de tangerina, fresco, mas, ao mesmo tempo, melado. Sem enjoo… o produtor fala em fruta tropical… graças a Deus passou-me ao lado… nem ananás me lembrou. Na boca foi muito fresco e prazenteiro, com um final recomendado.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Duorum Vinhos
Nota: 5,5/10

Sem comentários: