domingo, fevereiro 05, 2012

Quinta de Sant'ana 2005

Quando escrevia para a revista Index, suplemento de sábado do jornal I, quis escrever acerca do vinhos desta quinta de Mafra. Todavia, complicações de agendas não o permitiram. Acabou-se a colaboração e foi-se o texto pretendido.
.
Cada vez me espanto menos com a qualidade que têm vindo a revelar os vinhos da Estremadura (Lisboa) e do Ribatejo (Tejo), regiões em que gracejava como demarcadas do vinho a martelo. Tenho de dar o braço a torcer.
.
Este tinto, resultante do lote de castelão (65%) e aragonês (35%), não é nem efusivo nem austero, mas moderado. Interessante no nariz como na boca. Não foi bebido quando foi novidade, mas este ano. É um colheita e dele não seria de esperar grande longevidade de jovialidade. Se bem que não é um vinho velho, a verdade é que também não estamos em época em que a moda se faz de lonjuras, especialmente nos colheitas. Este não mostrou sinais de qualquer cansaço ou evolução. Bem jovem sem aqueles frémitos, que a mim me no me gusta (ai, ontem foram umas estrangeiradas e hoje outras – devo estar mesmo doente).
.
No nariz notas de ameixa, amoras, cereja, com finura de fumo. Na boca mostrou boa acidez e um final com demora.
.
.
.
Origem: Regional Estremadura
Produtor: Quinta de Sant’Ana
Nota: 6/10

Sem comentários: