terça-feira, fevereiro 18, 2014

Continente apresenta quatro vinhos - Contemporal Selection

A Sonae, empresa detentora dos hipermercados Continente, alargou a gama dos seus vinhos. Aos colheitas, acrescentou reservas... contudo baptizados de selection. A marca é a mesma: Contemporal.
.
São quatro os vinhos Contemporal Selection, obra de três enólogos, consagradas figuras das regiões onde mais trabalham.
.
São os quatro vinhos correctos, sem defeitos. São fáceis e gulosos. Não ficam mal na mesa, a menos que o pudor (que acho bem que eista) impeça de levar para um jantar ou ofertar um vinho de marca branca.
.
O jantar é informal e com a pandilha? Todos gostam de vinho e estão todos nas lonas...
.
– Olhem o que eu descobri...
.
E vai daí e está tudo em festa, com o arroz a passar-se, com os vizinhos a passarem-se com o barulho e o gosto satisfeito.
.
Já devem ter percebido que não me apetece entrar em descritores nem contar história ou estória. Estes vinhos são isso mesmo: boa parte integrante da refeição, não fazem alarido nem desapontam.
.
Jaime Quendera assinou os Contemporal Selection Branco 2012 (Regional Península de Setúbal – chardonnay, arinto, fernão pires e verdelho – 5,99 euros) e Contemporal Selection Tinto 2011 (Península de Setúbal – touriga nacional, cabernet sauvignon, tinta miúda e 5% da branca arinto – 6,99 euros).
.
Anselmo Mendes assinou o Contemporal Selection Branco 2012 (Regional Minho – alvarinho e loureiro – 5,99 euros).
.
Rui Reguinga foi responsável pelo Contemporal Selection Tinto 2011 (Regional Alentejano – aragonês, trincadeira e alicante bouschet – 6,99 euros).
.
A nota é idêntica e aos pares: brancos com 5/10 e tintos com 5,5/10. Os rótulos têm as caricaturas dos enólogos... tá giro, sim senhor.
.

Não consigo deixar de dizer isto: há uns anos, não muitos, o Pingo Doce criou a sua gama de linha branca. Eram vinhos fáceis e de qualidade. O tempo passou e o chefe de mercearia, de lápis, afiado à navalha, atrás da orelha, quis engordar os ganhos e achou que os clientes são todos tolos. Sentiu-se no nariz, boca e cérebro... hoje escapa o Palmela... e o Dão? Fujam dele.

Sem comentários: