sexta-feira, junho 01, 2012

Quinta da Ponte Pedrinha Touriga Nacional 2007

A complicação não é sinónimo de elevação, nem a simplicidade é demérito. Sabe-se que é mais difícil fazer simples, o que denota mestria e conhecimento, do que ornamentos rebuscados. Falo de simplicidade, não de simplismo nem em singeleza.
.
Há uns anos, não muito distantes, brincava-se:
– Onde há mais touriga nacional plantada?
– No contra-rótulo… -
.
Não passou muito tempo, pelo que muitos hectares de touriga nacional estão ainda e apenas no verso das garrafas… (será que o redondo tem verso?). Mas no Dão, berço da casta, sei que as videiras da casta estão bem instaladas na terra. E este vinho não engana, ela está mesmo lá. Não porque o rótulo o garanta, mas porque o aroma não engana.
.
Dizia: simples. Sim, touriga nacional sem artifícios. Simples e clara, bem definida. Há uns meses referi um touriga nacional do Dão como caso didáctico, o TN by Falorca, pois este é-o também, mas de modo mais positivo. Tem o que deve. Nem mais.
.
Nota negativa para o embrulho. Queixo-me muitas vezes de se apostar em garrafas estupidamente pesadas para «valorizar» o vinho, o que, nos tempos presentes, pode funcionar como uma má acção de marketing, tendo em vista a pegada de carbono. Pois neste caso bato em sentido inverso: este vinho merece garrafa melhor. Este vasilhame é para vinhitos sem ambição nem valor. Ok, não sei quanto custa o vidro, não sei quanto custa o vinho… sei é que o vinho merece vidro melhor e com melhor cor.
.
.
.
Origem: Dão
Produtor: Maria de Lourdes Mendes Oliva Nunes Osório
Nota: 6/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

1 comentário:

Administrador disse...

Grande João,

salvo melhor juízo fui eu quem lhe apresentou esse produtor. Estou certo? Fico feliz por manterem até hoje a boa relação.

foram muito gentis comigo, mesmo à distância e na frieza do teclado, mas ganharam um admirador aqui no Brasil. Sempre que compro do importador deles peço uma garrafa de um de seus vinhos.

que bom que gostou do TN (que não conheço) e certamente perceberão que suas dicas são valiozas.

abraço deste lado do Atlântico.

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com