sábado, julho 28, 2018

Dona Matilde Branco 2017 + Dona Matilde Tinto 2015 + Dona Matilde Reserva Tinto 2015 + Dona Matilde Porto Colheita 2010

A autenticidade é uma virtude. Seria tudo tão mais fácil se não inventassem para estragar. O que vem da Quinta Dona Matilde é genuíno. Não é preciso pensar muito para se perceber que os vinhos vêm do Douro.
.
Não penalizo vinhos bons que não gosto, nem vice-versa.  O Dona Matilde Branco 2017 não é para mim. Os brancos durienses raramente me contentam – mas a nota é absolutamente positiva. Fez-se com arinto, viosinho, rabigato e gouveio.
.
O Dona Matilde Tinto 2015 já está no meu paladar. Fez-se com as uvas exigidas no Douro – poderia ser outra coisa? É touriga nacional, touriga franca e tinta amarela.
.
O Dona Matilde Reserva Tinto 2015 é a soma de 15 castas, maioritariamente tinta amarela, mas com destaque para a touriga nacional e touriga franca. Surpreendentemente, apareceram-me toques cítrico – aqui tinha mesmo de usar um descritor.
.
O Dona Matilde Porto Colheita 2010… não é Porto Colheita quem quer. Mais que se diga é demais – os descritores ficam, uma vez mais, nos meus apontamentos, que sistematicamente são entreténs.
.
.
.
Dona Matilde Branco 2017
.
Origem: Douro
Produtor: Quinta Dona Matilde
Nota: 5,5/10
.
.
Dona Matilde Tinto 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Quinta Dona Matilde
Nota: 6,5/10
.
.
Dona Matilde Reserva Tinto 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Quinta Dona Matilde
Nota: 7/10
.
.
Dona Matilde Porto Colheita 2010
.
Origem: Porto
Produtor: Quinta Dona Matilde
Nota: 8/10

Sem comentários: