sábado, julho 28, 2018

Casa da Esteira Reserva Tinto 2014 + Casa da Esteira Touriga Nacional 2015


Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O vinho é um objecto transaccionável e que pode ser avaliado às cegas, para que não exista o efeito rótulo, em concurso ou noutra prova «científica», assim-assim o é.
.
Para mim, o rótulo importa. Aliás, o que está no rótulo. Melhor dizendo, o que é o rótulo. Ainda mais, quem faz o vinho. Não penalizo vinhos bons que não gosto nem exagero nas avaliações dos que mais me contentam.
.
Estes são vinhos da Joana Pratas e do João Nápoles. Simpáticos, afáveis e competentes. Não é por isso que os seus vinhos são bons nem o seriam inversamente. Gosto deles – produtores e vinhos – e, por isso, e neste caso, sinceramente, não lhe acrescento meio ponto.
.
Casa da Esteira Reserva Tinto 2014 fez-se com uvas de «vinhas velhas, onde se misturam tinta amarela, tinto cão, touriga franca, touriga nacional, sousão, tinta francisca, entre outras» – lê-se na informação. Vides com 42 a 67 anos, fincadas no xisto.
.
Casa da Esteira Touriga Nacional 2015. É o que diz, de plantas com dez anos.
.
Um e outro deram-me cabo da alma, no bom sentido. É que são o Douro. Agora até parece mal elogiar-se o Douro – outras regiões estão na moda –, porém é a que mais me preenche.
.
.
.
Casa da Esteira Reserva Tinto 2014
.
Origem: Douro
Produtor: Parceiros na Criação
Nota: 8/10
.
.
Casa da Esteira Touriga Nacional 2015
Origem: Douro
Produtor: Parceiros na Criação
Nota: 7,5/10

Sem comentários: