domingo, julho 28, 2013

Senses Touriga Nacional 2011

Depois da apresentação de ontem, hoje não vou repisar. Os Senses (amanhã sai o syrah) elevam o patamar de exigência, mas a característica do produtor é a mesma: bom e barato ou acessível... depende do critério de cada um e disponibilidad€).
.
A casta touriga nacional é tida como a grande cultivar tinta portuguesa. Gera vinhos de inegável qualidade e adapta-se a uma grande variedade de solos e climas. É uma casta de potencial internacional e que tem sido plantada em diversas latitudes e longitudes fora do rectângulo continental português.
.
Óscar Gato, já elogiado ontem, tem conseguido, colheita após colheita, grandes regularidades, de qualidade e perfil do produto. Quem hoje compra encontra, fora as especificidades do ano (convém e é isso que tona os vinhos interessantes), um irmão da colheita anterior e um irmão da posterior. Não são vinhos iguais, há anos melhores do que outros, mas quem compra não sai enganado. A Adega de Borba é coerente no que faz.
.
Uma das características de Óscar Gato é saber tirar frescura das uvas: não bastam os solos e o clima, é precisa a sabedoria do técnico, para mandar apanhar os frutos no momento certo – uma outra faceta do badalado terroir).
.
Ora, fora do seu berço, o Dão, a touriga nacional mostra-se diferente. Para mais com uma clara diferença de clima. Por isso, muitas são as presenças de geleia de frutos do bosque e morango. Todavia, há também a presença das violetas, que tanto brilham nas tourigas de sítios mais frescos.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Adega de Borba
Nota: 7/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: