quarta-feira, julho 31, 2013

Monte da Ravasqueira Reserva Branco 2012

Nem sempre me ponho a olhar para os rótulos quando me chega uma garrafa para prova... quando compro é diferente, escolho o que quero, com diferentes critérios e lógicas. Ora dizia, que não costumo olhar para os rótulos do que me chega para prova, até porque muitas vezes não abro logo a embalagem que acolhe a botelha.
.
Quando li o papel anexo e mirei a garrafa temi que fosse filho duma casta que abomino, mas que vinga no Alentejo. Pelos vistos, há muita gente que aprecia e produtores e enólogos, por essa ou outra razão, escolhem-na. Trata-se da antão vaz... mas como não é bonito dizer mal de gente ausente, poupo o leitor ao impropérios que lhe dirijo.
.
Pois este reserva fez-se de viognier (56%) e alvarinho (44%). A primeira casta tem tradição na quente Côtes du Rhône e tem-se dado bem no Alentejo. Já a outra provém do Norte do Minho e da Galiza, zonas bem mais frescas. Por isso, não será de estranhar que os resultados sejam diferentes. A alvarinho é uma grande casta e, muito embora seja mais esplendorosa a Norte, dá néctares com interesse a Sul.
.
É um vinho com frescura, mas não é refresco. As notas de lima dão-lhe frescor, mas há por ali alperce. Para mim, falta-lhe alguma acidez, mas não deixa de ser um bom vinho.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Ravasqueira
Nota: 5,5/10
.

Nota: Esta garrafa foi enviada para prova pelo produtor.

Sem comentários: