sábado, julho 27, 2013

Adega de Borba Branco 2012

Óscar Gato não é um nome do jet-set do vinho, mas é um grande senhor do vinho. Na Adega de Borba gere muitos milhares de litros de vinho. É precisa sabedoria e tarimba para se fazer tanto e bem.
.
Nasceu no Alentejo e numa família com cultura do vinho. Pai e tio, cada qual com sua taberna, servem vinho de talha (grandes ânforas de barro onde o mosto fermenta), aquele que tradicionalmente se fazia no Alentejo. A região era cerealífera e hoje tem um mar de vinhas. Os Gato são do tempo do antigamente e fazem vinhos como os de sempre.
.
Esquecendo agora pai e tio de Óscar Gato, avance-se para o vinho. Um branco, que não foi feito em talha, mas em inox e não conheceu estágio em madeira. Experiência que se traduziu numa clara frescura e leveza.
.
Quem me lê habitualmente sabe que detesto os vinhos feitos com uvas da casta antão vaz, a rainha das brancas alentejanas. Pois ela aqui está, juntamente com a roupeiro e a arinto.
.
Tenho de ser justo e referir que se sente a antão vaz, porém o lote está equilibrado. O vinho é fresco, tem acidez e não tem o aborrecimento quente de vários brancos da região... quase todos com antão vaz na composição.
.
É um vinho bem indicado para o Verão, para pratos leves, da salada ao marisco, até ao convívio descontraído. As muitas notas cítricas fazem-me gostar dele; não é favor que faço a Óscar Gato. Apesar da maldita antão vaz...
.
.
.
Origem: Alentejo
Produtor: Adega de Borba
Nota: 5/5
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: