segunda-feira, dezembro 26, 2011

Vinhos Domingos Alves de Sousa

É fácil simpatizar-se com Domingos Alves de Sousa, homem de simplicidade genuína, mas consciente do valor que tem. É fácil admirar este homem pela seriedade e qualidade dos seus vinhos. Ao seu lado o filho Tiago e à beira o enólogo Anselmo Mendes, que teima em fazer vinhos de excelência.
.
Numa noite de Dezembro, Domingos Alves de Sousa apresentou os seus Quinta da Gaivosa, propriedade berço dos seus maiores néctares, e os Quinta de Vale da Raposa, a segunda dos seus domínios. Para não escrever um ror de textos com notas de prova, ajunto-os todos neste, e-vai-dembute.
.
Branco da Gaivosa Reserva 2010 com notas olfactivas de abóbora, citrinos, nomeadamente casca de laranja e flor de laranjeira e, ainda assim, finamente leitoso. Na boca, seco, mineral, com boa acidez e bom final.
.
Gaivosa Primeiros Anos Tinto 2009 é a entrada dos vinhos da Quinta da Gaivosa, fabricado a partir das vinhas mais jovens. Revelou-se guloso no nariz, embora não se mostrando compotado, aliás com algumas notas verdes e de madeira verde chamuscada. Na boca é muito suave e com final fixe, mas esperava mais.
.
Moi même, pouco afoito a monovarietais, aprovei (quem sou eu? Até parece que sou importante e influente) este Vale da Raposa Tinto Cão 2009… No nariz lembra um Porto ruby, mas menos gordo, visto ter tempero de menta, pimenta preta e madeira de pinho aplainada. Na boca é elegante, mas mostrando bem os taninos, com revelação de ardósia e terra.
.
Voltando ao moi même… Vale da Raposa Touriga Nacional 2009… já é habitual os produtores apostarem nesta casta: porque é boa e porque tem fama, logo vende. Confesso que já me chateia esta mania da touriga nacional … mas quando um vinho é bom, é bom… e se é muito bom, ou excelente, é muito bom, ou excelente. Ao nariz vem a compota de frutos vermelhos, gomas, violetas, com frescura da menta, madeira húmida e ameixa preta. Na boca é elegantíssimo, com taninos visíveis, excelente acidez e final muito prolongado.
.
Regressando ao moi même… Vale da Raposa Sousão 2010, mostrou-se um pouco rústico, sem que isso seja negativo, todavia, embora campesino, soube ser fidalgo, revelando fineza no trato. No nariz, pastelaria natalícia, mas com notas químicas, e um pouco de pimenta branca. Na boca mostrou boa acidez, taninos um bocado rugosos, notas de madeira e belíssimo final.
.
Quinta da Gaivosa Tinto 2008 é perfume (do bom), químico, floral, etéreo. Tem lá menta, madeira, terra, pimenta preta, linóleo. Gostei mais dele no nariz do que na boca, que é elegante, com óptima acidez, com festas de chocolate preto e ameixa preta.
.
Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo Tinto 2009… teimo em adorar os vinhos desta parcela. O que se há-de fazer? (aqui entra um smiley a piscar o olho aos leitores). É o mais austero de nariz de todos os vinhos aqui relatados e também o mais curioso, diria quase inédito: cais. Isso mesmo, cais, de porto de mar, de muralha e barcos… mistura de água, sal, petróleo e desperdício de pano… Anselmo Mendes disse-me alcatrão, mas não concordo! A boca é doce, gulosa, com madeira tostada, taninos raçudos, muito gastronómico, com final longuíssimo.
.
Alves de Sousa Reserva Pessoal Tinto 2003… ufa! Outro grande vinhaço! Numa consulta na sala, este foi o vinho da noite. Tenho de concordar, ou quase. Tem uma qualidade de sufocar, mas o meu coração ficou com o Lordelo (embora com a mesma nota). O produtor quer que os Reserva Especial saiam para o mundo com, pelo menos, sete anos, dos quais cinco anos em garrafa. É de homem! Tanto mais que muita gente anda a botar vinhos «inacabados» cá para fora (julgo que por razões de tesouraria). Olfactivamente mostrou manteiga, anis, flor de laranjeira, vegetal… uma grande pinta! A boca, ui, ui, ui… elegante, pujante, polido… acidez muito feliz, prometendo anos de alegrias.
.
.
.
Branco da Gaivosa Reserva 2010
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 7,5/10
.
.
.
Gaivosa Primeiros Anos Tinto 2009
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 6,5/10
.
.
.
Vale da Raposa Tinto Cão 2009
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 7,5/10
.
.
.
Vale da Raposa Touriga Nacional 2009
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 8/10
.
.
.
Vale da Raposa Sousão 2010
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 7/10
.
.
.
Quinta da Gaivosa Tinto 2008
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 8/10
.
.
.
Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo Tinto 2009
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 9/10
.
.
.
Alves de Sousa Reserva Pessoal Tinto 2003
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 9/10

Sem comentários: