sexta-feira, julho 16, 2010

Pontual Syrah 2007

Sempre gostei de vinho e bebo-o desde há bastante tempo. Mas, paixão, paixão, assim doida, ganhei não há tantos anos assim. Quando a paixão estava a começar a bater-me forte na cabeça, conheci o Paolo Nigra. Conheci-o numa reportagem acerca do vinho de Colares, do projecto da Fundação Oriente.
.
Eu e o Paolo cruzamo-nos mais vezes em reportagem e, cedo, descobri que gosto mesmo dos seus vinhos. Devo dizer que se comecei a gostar mais de vinho o devo ao Paolo, que me foi explicando, simpática, educada e pacientemente, sem nunca ferir, o mundo dos vinhos.
.
A minha primeira prova de vinhos foi dos Pontual. O Paolo explicou-me como podia fazer, e não como devia fazer. Ajudou-me e encaminhou-me a encontrar aromas, apesar de ter aquela «festa» para gerir.
.
Com essa paixão nascente e as dicas de empurrão do Paolo fui ler, conversar com mais enólogos e produtores, falando de agricultura e adegas. O pouco que sei é por auto-ensino, procurando saber, perguntando, lendo. Sou autodidacta e não tenho vergonha de o dizer, e gosto de me lembrar dos meus primeiros passos pensados na companhia do Paolo.
.
Já disse que sempre gostei dos vinhos do Paolo, a quem chamei um dia de alquimista. São vinhos fáceis de se gostar, vinhos de popularidade. É de aplaudir os vinhos, os produtores e os enólogos que fazem vinhos fáceis de se gostar, acessíveis no preço, desafiantes para a memória e comida… enfim, gosto dos seus vinhos, já tinha dito.
.
Nunca soube se preferia os Pontual Touriga Nacional-Trincadeira ou se o Syrah. Gosto muito da fruta do TT e das notas de cacau do S. Hoje continuo sem saber. Neste tempo, faltaram-me várias colheitas e hoje, apesar da memória com sentimento e gratidão, gosto ainda mais dos Pontual. Podia ser levado pelo sentimentalismo e pela nostalgia dos primeiros tempos, mas não, agora gosto mais. Ok, ok, as vinhas têm mais idade, mais afinadas… e então?! O facto é que sinto maior prazer.
.
Ontem, em casa dum casal amigo, bebi o Syrah de 2007. Os amigos gostaram muito e eu também. Apreciei o corpo, a acidez e o final. Gostei do nariz com fruta madura algo moderada, sem chegar aos compotados, as notas claras de cacau, as nuances da madeira.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: PLC
Nota: 7,5/10
.
Nota: Este vinho foi enviado pelo produtor.

Sem comentários: