quarta-feira, julho 07, 2010

Schumacher Alt

Não sei exactamente porquê, mas outro dia fui vasculhar no compartimento em que guardo os detergentes para a loiça e arrumo apetrechos de cozinha que não uso. Ao afastar a caixa de guardar a panelinha do fondue deparei-me com uma garrafa de um litro, já vazia, de cerveja de Düsseldorf. Estava lá desde que para aqui me mudei, visto o prazo de validade inscrito no rótulo terminar em 1997.
.
O que faria ali a botelha? Devo tê-la guardado para me lembrar de que gosto dela e da cerveja que a guardava. Nunca mais me lembrei dela. Agora guarda água no frigorífico. Cumpre bem a função, visto ter uma rolha vedante, daquelas que têm um árame forte à volta que prende como uma mola, muito boa.
.
Aproveito esta descoberta para escrever acerca desta Düssel, nome alternativo de Altbier, cerveja de Düsseldorf e seus arredores renanos. Embora a sua região berço seja Düsseldorf, em particular, e a Renânia do Norte Vestefália, em geral, nomeadamente no antigo ducado de Berg, as Alt são produzidas em mais locais de Alemanha. Ao contrário da vizinha (e rival) Kölsch, de Colónia, a Düssel não tem denominação de origem protegida.
.
O termo Alt foi referenciado pela primeira vez no início do século XIX e usado, pela primeira vez por um produtor, em 1838, na Schumacher. A cerveja que aqui tive era, precisamente, Schumacher Alt, tida por ser a melhor Alt de Düsseldorf. Pelo menos foi o que me disseram diferentes renanos. Bebi-a e gostei muito, tendo repetido sempre que posso, quando vou à Alemanha. Embora prefira, como cidade, Colónia a Düsseldorf, conhecidas por forte rivalidade, prefiro a cerveja da capital regional. Um dia, por brincadeira, disse a amigos meus, em Colónia, que iria entrar numa cervejaria e pedir uma Alt. Demoveram-me fortemente e com ar muito sério, pois tal atrevimento poderia causar um motim no estabelecimento.
.
As Alt são cervejas de graduação média, em torno dos 5% de álcool. São escuras e são designadas por alt (velho) em referência a estilo, e modo de produção, que se utilizava antes do surgimento das läger, no final do século XVIII. São cervejas de cor escura, de cobre não areado. Embora haja muitas cervejas com este tom escuro com corpo muito forte e grande concentração de açúcar, nomeadamente as belgas conventuais, as Alt não têm tanto corpo e transmitem sensações mais secas e amargas.

Sem comentários: