sábado, junho 23, 2018

Real Companhia Velha Séries Donzelinho Branco 2016 + Real Companhia Velha Séries Gouveio 2016 + Real Companhia Velha Séries Tinto Cão 2015 + Real Companhia Velha Séries Malvasia Preta 2015 + Real Companhia Velha Séries Cornifesto 2015 + Real Companhia Velha Séries Bastardo 2014

A história não se faz apenas com datas. O conhecimento é uma herança e uma dívida, para com os antepassados e os descendentes. O espólio constrói-se com vidas e responsabilidade. Doutra forma, ficam as datas e, no tempo, os números vazios não deixam sequer risco.
.
A Real Companhia Velha, criada por ordem do primeiro marquês de Pombal, em 1756, tem essa obrigação da memória. A recuperação, reinterpretação e divulgação de castas durienses são acções importantes, quer para a região quer para o país. Não sei como definir, se etnografia ou arqueologia ou as duas – termos obviamente adaptados.
.
Já lá vão seis meses… ando numa irresistível inércia, por coisas várias, de lento despertar das letras. Não apenas neste blogue, mas também no que vive ao lado. Portanto, a 18 de Janeiro foram apresentados seis novidades, com a marca Séries – designação dos produtos em fase de experiência comercial.
.
Pedro Silva Reis, um dos gestores da empresa, afirma querer saber do Douro escondido, de castas e de vinhas. Jorge Moreira, enólogo da firma, acompanha nessa procura da raridade e da especificidade.
.
Sim, isso… isso do terroir! Uma designação usada como colecção de factores naturais – é disso que a Real Companhia Velha quer tirar proveito. Todavia, o terroir não é só um cabaz de natureza – quem sou eu para o afirmar? Mas sou atrevido.
.
Quanto a mim, o homem é também elemento desse ramalhete. A sua intervenção – mesmo que seja nula, é uma acção voluntária – permite tirar partido de todas essas essências. O Homo sapiens sapiens percebeu a natureza e, através da observação, criou o conhecimento para instituição da agricultura. A divagação fica por aqui.
.
Real Companhia Velha Séries Donzelinho Branco 2016 (branco) é «uma das castas mais exóticas e invulgares que está plantada no planalto de Alijó», refere a informação dada pela empresa. O clima fresco e os terrenos férteis permitem vinho de características invulgares na região, refere a nota informativa.
.
Sou avesso a descritores, a menos que sinta algo diferenciador. No nariz senti-o muito verde – alegre e fresco – como a dos caules das azedas, flores bravias que os meninos trincam. Na boca apreciei-o muito delicado.
.
O Real Companhia Velha Séries Gouveio 2016 (branco) é claramente diferente do anterior. É mais guloso, de pêra (williams?) verde. Mas também seco, como uma pedra. Face ao anterior, é mais delicado de aroma, mas mais substancial na boca.
.
O Real Companhia Velha Séries Tinto Cão 2015 (tinto) tem a classe e o carácter da nobreza duriense, um equilíbrio entre a altivez (finura ou elegância) e a ruralidade. Da qualidade potencial já se sabia, ou não fosse da tradição e da redescoberta.
.
O Real Companhia Velha Séries Malvasia Preta 2015 (tinto) destaca-se completamente da imagem que tenho dos tintos da região. É uma mescla de aromas e de sabores – rico. Aqui, o meu descritor só vale para mim: é «bonito».
.
O Real Companhia Velha Séries Cornifesto 2015 (tinto) é, dentro desta colecção, o que ficou abaixo na minha apreciação. A empresa refere que a cornifesto é uma das castas mais antigas do Douro.
.
A nota informativa revela que tem características aromáticas complexas, de fruta madura e especiarias… Pois, para mim, cheira-me ao «vinhum», lembrança de coisas e de sítios de que não gosto. Quem sou eu para desenhar? Por reconhecer-me anão, face a quem o criou, tenho de humildemente o valorizar. Como aqui escrevo a minha opinião, sou o dono da bola, tenho de o penalizar. Ou seja, subo-lhe a nota em um ponto.
.
O Real Companhia Velha Séries Bastardo 2014 (tinto) é uma festa. O meu pensamento – excêntrico e dado ao exagero da paixão – conta-me da alegria da criança a abrir as caixas dos brinquedos. É variado e complexo nos aromas, muito rico na boca – seco, rugoso e a exigir comida.
.
.
.
Real Companhia Velha Séries Donzelinho Branco 2016
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 7/10
.
.
Real Companhia Velha Séries Gouveio 2016
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 7/10
.
.
Real Companhia Velha Séries Tinto Cão 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 7/10
.
Real Companhia Velha Séries Malvasia Preta 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 8/10
.
.
Real Companhia Velha Séries Cornifesto 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 6/10
.
.
Real Companhia Velha Séries Bastardo 2014
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 8,5/10

Sem comentários: