sexta-feira, setembro 29, 2017

Bastardinho de Azeitão 40 anos

Bonito por fora e por dentro, é um dos melhores vinhos que alguma vez provei. Confirma – mais além – a mercê da fama antiga. Atesta que em Portugal nem só no Douro e na Madeira se fazem obras de classe mundial.
.
O Bastardinho de Azeitão 40 Anos é o último suspiro. Não há mais que conte dos tempos. A última vinha foi arrancada na década de 80 do século passado e, muito mais tarde, foi plantada uma nova, pela firma José Maria da Fonseca.
.
Felizmente, mais produtores plantaram a casta bastardo – a trousseau – e agora há a espera. Uns vinhos virão mais cedo e outros vão demorar-se. Todavia, só dentro de 40 anos haverá para comparar com este que agora se finou.
.
Na verdade, é ainda mais. O número 40 engana. Na verdade, este vinho é uma mistura de diferentes colheitas, entre os 40 e os 80 anos. Apenas 2.300 litros em garrafas de meio litro.
.
O que define este vinho? Tanto e tanto e tanto e mais o que se possa imaginar ou mentir. Cheira e sabe a quê? A si próprio, e pouco importa um dicionário de etiquetas com referências redutoras ou hiperbólicas.
.
A nomenclatura burocrática estampa-lhe uma injusta classificação de regional – não que seja desprimor para alguém ser regional, mas porque se refere a um vinho antigo e famoso. Por isso, não o deixam ser «generoso», apenas o plebeu «licoroso».
.
Não tenho por hábito usar imagens de produto, mas aqui torna-se obrigatório. Quem possa, faça um brinde aos bastardinhos que virão.
.
.
.
Origem: Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 10/10
.
O que é bonito, é bonito e deve ser visto!
.
.

Sem comentários: