domingo, julho 27, 2014

Messias Vinha de Santa Bárbara 2011 e Messias Baga Clássico 2010

Grandes surpresas! Pela positiva. Fora de tudo o que estava à espera. Talvez por falta de rodagem, fiquei banzado.
.
São dos vinhos bem diferentes, o que é bom, pois nem sempre assim acontece dentro da gama dos produtores.
.
Sinceramente, não sei que vinho preferi. Um deles foi uma martelada com maço na cabeça, não estava mesmo à espera. O outro está mais «pronto», sendo que espero que tenham paciência para os guardar. Ou beber agora, tirar fotografia mental e mais tarde recordar e comparar.
.
Vou pelo mais novo, pelo Messias Vinha de Santa Bárbara 2011. O que me agradou, aqui menos surpreendente que o irmão bairradino, um Douro que me comove. Já tenho dito muitas vezes – e hei-de escrever um nanotexto acerca – que começo a enfastiar-me com a touriga nacional. Pode ser uma grande casta e até a melhor do mundo, pode ser embaixatriz, mas... E pelo que tenho sentido, parece estar a nascer uma tendência de tourigar com a franca. Até tremo!
.
Bem, mas aqui há o equilíbrio dos casamentos felizes. Tão simples: touriga nacional e touriga franca. Parece o pastel de nata, essa criação perfeita da pastelaria.
.
Bem duriense sem mais do que o duo. Com as flores da touriga nacional, com alguma cereja – visto as uvas nascerem no ambiente menos quente. E a terra, a esteva e a lenha de azinho da francesa.
.
Messias Tinto Clássico 2010: Como referi, talvez por falta de cultura, não estava à espera nem da potência alcoólica nem pela força demonstrada. Provei-o e decantei-o duas vezes.
.
É um tiro de canhão! Até fez BUUUMMM!... Está mais que visto que tem de se deixar acalmar. Dormiu no decantador e 24 horas depois estava bebível. Tiro de canhão Big Bertha ou Kaiser  Wilhelm, a magnífica arma transportada por comboio e que os alemães usaram para bombardear Paris em 1918. É um canhão lendário e que ficou como sinónimo de força e nobreza. Tão mítico que o seu nome foi usado para baptizar uma linha de drivers da Callaway... há uns anos experimentei umas tacadas. Do driving range apaixonei-me por um Big Bertha. Andei a passear por uns campos e a única parte que gostei do golfe foi o passeio, o convívio e o conceito. Todavia, não nasci desportivo e percebi que tenho uma ausência de paciência para dar tacadas.
.
No dia seguinte reforçou a frescura de boca e longevidade. Olfativamente o pinho e algum eucalipto dominam.
.
.
.
Messias Vinha de Santa Bárbara 2011
.
Origem: Douro
Produtor: Vinhos Messias
Nota: 7,5/10
.
.
Messias Tinto Clássico 2010
.
Origem: Bairrada
Produtor: Vinhos Messias
Nota: 7,5/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram entregues pelo produtor.

Sem comentários: