quarta-feira, janeiro 06, 2010

Qual a melhor região vinícola portuguesa?

Os gostos discutem-se! É claro que se discutem. Desde que dentro dos limites do bom senso e da tolerância. Durante um ano correu a sondagem acerca de qual a melhor região vinícola portuguesa, sem generosos e licorosos e sem a Lourinhã, que é de aguardentes.
.
As regiões em prova tenderam a unir as Denominações de Origem Controlada (DOC) com os Regionais. Houve casos que assim não foi, por os limites dos regionais não serem coincidentes com as DOC. Foi o caso do Regional Beiras, visto estender-se por DOC vastas e diferentes (Bairrada, Beira Interior e Dão).
.
Ao longo dos 365 dias houve oscilações, mudanças de líder, como é óbvio. No entanto, o Dão foi, quase sempre, o avançado, com o Douro à perna. Curiosamente o campeão Alentejo custou a acordar.
.
Apesar da longa liderança, diria que até Novembro, o Dão acabou por cair e ceder, ficando-se pela terceira posição. A liderança coube ao Douro/Regional Duriense (20%). Seguiram-se as regiões Alentejo/Regional Alentejano (17%), Dão (14%), Palmela/Terras do Sado - que apareceram por lapso separadas, mas aqui juntei-as - (11%) e a Bairrada (11%). O Ribatejo/Regional Ribatejano (agora Tejo) veio a seguir (10%), as DOC da Estremadura/Regional Estremadura (agora Lisboa) ficaram a seguir na tabela (9%), seguidas dos Vinhos Verdes/Regional Minho (2%). As DOC de Trás-os-Montes/Regional Trás-os-Montes, a Távora-Varosa, a Beira Interior e as DOC do Algarve/Regional Algarve não conseguiram votos suficientes para as tirar do aparente nulo (0%). Por fim, quase em posição negativa, ficou a região de Lafões, que não conseguiu um único voto.

Sem comentários: