sábado, junho 14, 2014

Ninfa Sauvignon Blanc 2013, Ninfa Rosé 2013 e Ninfa Tinto 2013

QUEM QUISER SALTAR OS PRELIMINARES QUE AVANCE PARA OS TRÊS PONTINHOS POSTOS NA VERTICAL.
.
Tive a sorte de ter tido dois grandes professores de português na Escola Secundária de Gil Vicente (Lisboa): Maria Joana Meira e Adalberto de Azevedo. Passados 24 anos (deviam ter sido 26, mas como mudei de área vocacional «perdi» dois anos – mas se soubesse o que sei hoje... ) tenho algumas memórias já esborratadas e outras talvez inventadas – a memória também se inventa e não mente necessariamente – e outras fiáveis, que são as que nunca mudei e sempre contei da mesma forma.
.
Maria Joana Meira e Adalberto de Azevedo mais do que leccionaram português e nele espetaram o Luís Vaz de Camões e o seu «Os Lusíadas». Ambos Ensinaram (não costumo pôr maiúsculas em substantivos comuns, mas aqui justifica-se) a obra genial... genial não é por ter dez cantos, estrofes de oito versos com dez sílabas (algumas tónicas)... quem teve qualquer um desses professores  (ou algum grande professor) compreende o que quero transmitir. Tinha 30 anos e presenciei a uma nova revelação: o falecido actor Carlos César deu uma formação, de vários dias, e o material didáctico foi «Os Lusíadas» e os materiais a voz e a interpretação. Pois, o nosso Camões escreveu prosa em verso... já não bastavam a métrica e a rima e o exercício das estrofes.
.
Tal como Dom Quixote de La Mancha, Luís de Camões foi um fidalgo de triste figura, certamente presunçoso nos pergaminhos, que maquilhava com engrandecimento o seu baixo grau de nobreza (classe social, entenda-se), que infelizmente teve de bajular o malfadado Dom Sebastião e ver cair Portugal, que tanto enalteceu, definhando no sangue da sucessão, passando dum clérigo para outro e sabendo que o sangue real iria desaguar em Filipe II de Espanha, que foi Filipe I de Portugal – um dos melhores que tivemos por monarca. Morreu Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580 e chegou a Lisboa Dom Filipe a 12 de Setembro do mesmo ano (coroado como Rei de Portugal em 1581).
.
Esta crónica não é um arengar de memórias, de história e de literatura, mas penso que pode haver por aí uns distraídos que não saiba o que são ninfas. Talvez esteja a ser presunçoso...
.
As ninfas são divindades femininas grega clássica – são porque nunca morrerão enquanto houver ideias e cultura – muito ligadas à água e aos rios. As do Tejo são as tágides, a quem Camões pediu inspiração.
.
Forçando um bocadinho, estes Ninfa são vinhos do Tejo. Mas há mais: ninfa significava (tanta coisa) botão de rosa. E há uma rosa nestes vinhos, a rosa azul, graal da botânica tal como a tulipa negra – impossíveis como os sólidos impossíveis que António Quintas inventou para os rótulos. Sinceramente, estes vinhos do meu homónimo dão-me um prazer leve de fruição.
.
.
.
O Ninfa Sauvignon Blanc 2013 não é um raça pura, pois tem, no limite legal para monovarietal, fernão pires (15%). É um vinho bom amigo. É muito mais do que um vinho de splash! Muito mais! Todavia, gostei dele a conversar. Amigo silencioso a que se prestou atenção. Gostei tanto dele assim que não o imagino ligado a um género alimentício concreto... mas assaltou-me, agora mesmo, um queijo de cabra, dos pequeninos e salgados... não sei. Muito fresco quer na acidez quer no que diz ao sentido do olfacto.
.
Não gostava de sauvignon blanc... mas mudei de opinião. Para mim, o temperamento cosmopolita combina com a patusca fernão pires.
.
O Ninfa Rosé 2013 é outro belo conversador. Pode ir à mesa com os suspeitos habituais e também à areia da praia ou à borda da piscina. Fez-se com uvas alfrocheiro e aragonês, em partes iguais – diz o contra-rótulo, mas não me admirava que por lá exista alguma touriga nacional escondida.
.
Touriga nacional tem o Ninfa Tinto 2012, mais alfrocheiro e aragonês (deste não sei as percentagens... mistérios). Tal como os anteriores é um vinho com frescura, não cansa. Acompanha bem... blá blá blá blá blá... já se sabe violeta e cereja.  
.
.
.
Ninfa Sauvignon Blanc 2013
.
Origem: Regional Tejo
Produtor: João M. Barbosa
Nota: 6/10
.
.
Ninfa Rosé 2013
.
Origem: Regional Tejo
Produtor: João M. Barbosa
Nota: 6,5/10
.
.
Ninfa Tinto 2012
.
Origem: Regional Tejo
Produtor: João M. Barbosa
Nota: 7/10
.
.
.
Nota 1: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.
.
.
Nota 2: Talvez tenham achado o texto demasiadamente longo, chato, desfocado... paciência. Para mim vinho é mais do que vinho. Diziam os romanos que a viticultura era agricultura inteligente. Ita missa est!
.
.
Nota 3: Luís de Camões pedindo inspiração às tágides - pintura de Columbano Bordalo Pinheiro

Sem comentários: