terça-feira, junho 11, 2013

Concurso do Douro Superior marcado pela elevada qualidade dos concorrentes

Quinta da Sequeira Grande Reserva branco 2011, Quinta do Vale Meão tinto 2010 e Quinta de Ervamoira Porto Vintage 2009 foram os grandes vencedores da segunda edição do Concurso de Vinhos do Douro Superior. A prova decorreu em Vila Nova de Foz Côa, integrada no segundo Festival do Vinho do Douro Superior, certame que se celebrou durante três dias.
.
Face à edição passada, este ano houve uma participação maior de produtores. De um total de 160 vinhos a concurso – a maior parte tintos (105), mas também brancos (39) e vinhos do Porto (16) –, um júri alargado escolheu os três «Melhores Vinhos». «A tarefa não foi fácil porque a qualidade média dos vinhos era muito alta», lê-se no comunicado da organização.
.
«Arriscamo-nos a dizer que este é o concurso português em que o nível de qualidade dos vinhos é mais elevado. Um facto curioso é a participação de grandes casas produtoras e marcas desta região, verdadeiros ícones, que normalmente não entram em concursos», afirma Luís Ramos Lopes, director da Revista de Vinho e director técnico do concurso.
.
«Praticamente todas as marcas enviaram os seus topos de gama e designações de Reserva, Grande Reserva ou Grande Escolha era comuns. Não estranha por isso a vasta atribuição de medalhas. No total foram atribuídas 17 medalhas de ouro, 18 medalhas de prata e 30 medalhas de bronze. Ainda assim foram vários os vinhos que, tendo pontuação para atingir uma medalha, ficaram de fora dos prémios por questões de quota de medalhas face ao total de vinhos».
.
.
.
Nota 1: Fui jurado neste concurso e atesto que a qualidade dos vinhos provados era mesmo muito elevada. A título de exemplo, refiro que na minha mesa talvez só três vinhos não tenham tido pontuação suficiente para medalha. É caso para se dizer que o Douro Superior está de parabéns.
.
Nota 2: Gostaria de aqui colocar a lista completa dos medalhados, mas trabalhar com Exel e com o editor do blogspot não é para nabos como eu...

Sem comentários: