sexta-feira, junho 03, 2011

Herdade do Peso Ícone 2007

Nos próximos dias vou aqui apresentar a gama da Herdade do Peso, propriedade alentejana da Sogrape, cujos vinhos foram dados a conhecer no último dia de Maio. Normalmente, costumo começar com os menos e vou para os mais. Desta vez faço o contrário, visto o topo de gama ser uma estreia absoluta.
.
A Sogrape quer com esta casa levar ao mercado vinhos com boa relação entre a qualidade e o preço. Penso que o consegue, embora isso me diga pouco ou quase nada. Talvez o único que esteja com um preço um pouco puxadote seja este… mas é novidade, é o melhor da herdade, foi criado com mais amor e carinho… além de quem gosta de comprar pelo lado direito da lista, de cima para baixo, para impressionar o conviva, tem aí um argumento. Mas como já referi aqui, e outras vezes, o preço e a sua relação com a qualidade interessa-me pouco, muito pouco, quase nada e nada… depende dos dias.
.
A Sogrape coloca alto este vinho, no mesmo patamar do seu duriense Ferreirinha Reserva. Como ambição não falta… pensam já em projecta-lo ainda mais para arriba… Barca Velha? Quem disse Barca Velha? Ninguém se arriscou a tanto, mas ficou subentendido.
.
É um vinho complexo, tanto no nariz como na boca. Especiarias, menta, tabaco e fumo sem qualquer exagero. Fresco na boca, com ameixa preta, amoras, alguma compota, fresco… macio, fácil, sedutor. Muito apetecível e gastronómico.
.
Querem saber as castas? Têm a certeza? Então cá vai: alicante bouscet em maioria, depois alfrocheiro e aragonês.
.
.
.
Origem: Alentejo
Produtor: Herdade do Peso / Sogrape
Nota: 8/10

Sem comentários: