sexta-feira, outubro 15, 2010

Pontual ou Pontval – 10 anos

Quando era miúdo entrou-me uma música para o ouvido e que volta e meia bate-me nos tímpanos imaginários, não no das orelhas. Cantada pelo Paulo de Carvalho, a letra dizia que 10 anos é muito tempo, muitos dias, muitas horas a cantar.
.
Bem, a música não tem nada a ver com os vinhos Pontual. Só os 10 anos é que rimam. O meu amigo Paolo Nigra organizou ontem, 14 de Outubro, uma prova quase horizonte, quase vertical dos seus vinhos para assinalar a década.
.
O acontecimento deu-se na parte do palácio do Hotel Albatroz, em Cascais. A comezaina foi confeccionada por Vítor Claro, que só pecou pelo sal um bocado abusivo. Mas esteve muito bem o chefe.
.
Os vinhos apresentados foram de diferentes anos e mostraram evoluções diferentes, como é óbvio. Não irei entrar aqui em pormenores, até porque não foi uma prova nos moldes tradicionais… os vinhos foram todos apresentados com comida.
.
Tem-se a ideia, pelo menos a maioria dos enófilos tem, ou muitos deles, que os vinhos alentejanos não dão muito para serem guardados. A situação não deixa de ser um pouco verdade, mas há excepções. Os Pontual mostraram, neste almoço, que estão nessa categoria.
.
Dos vários vinhos apresentados, os meus nariz, boca e coração fixaram-se em dois: Pontual Syrah 2003 e, mais, Touriga Nacional – Trincadeira 2001. Aplauso!

Sem comentários: