sábado, março 27, 2010

Cadouços Natur 2007

Parece que, aos poucos, as práticas de agricultura mais respeitosas do ambiente estão a chegar. O vinho também vai conhecendo, timidamente, essa realidade. Ainda existe muito a convicção que a prática de agricultura biológica prejudica ou vinho ou só resulta em mediocridade. Nada mais errado, uma coisa não tem nada a ver com outra.
.
Há uma razão para a desconfiança: durante muito tempo, os vinhos produzidos em regime biológico era produzidos por uns excêntricos mais preocupados com a questão ambiental do que com a qualidade.
.
Hoje, o tempo vai sendo outro. Porém, muitos dos produtores que a praticam têm ainda receio de certificar as práticas biológicas ou de as assumir publicamente. Apesar de tudo, os exemplos vão-se somando.
.
Uns amigos ofereceram-me, com recomendação, o Cadouços Natur, tinto ainda classificado com a antiga nomenclatura de regional ribatejano. Quase tímidos, deram-me a entender que tinha sido feito em regime biológico, por forma a «perdoar-lhe» qualquer coisinha (ao vinho e ao ofertante). Preconceitos.
.
Este Cadouços Natur é um vinho bem fácil de se gostar, sem arestas nem pretensiosismos. Vivaço, com madeira discreta e repleto de fruta vermelha.
.
.
.
Origem: Regional Ribatejano
Produtor: Herdade dos Cadouços
Nota: 6/10

Sem comentários: