quinta-feira, setembro 08, 2011

Vinho.tv inicia formação de enófilos e profissionais


Em Outubro vai começar na vinho.tv a a sua área de formação. Numa primeira fase estarão disponíveis cinco cursos, com diferentes níveis de dificuldade, todos eles detentores de uma forte componente prática. Todos os níveis incluem um manual de vinhos assim como um certificado de participação.
.
Curso de Vinhos «Expresso»: Para apreciadores de vinho que não têm muito tempo mas querem aprender o essencial sobre a matéria. Nesta formação são apresentadas as noções básicas do vinho e as técnicas de prova. Com prova de 10 a 12 vinhos, o curso tem a duração de 3 horas, em horário pós-laboral.
.
Curso de nível I, «À procura de Baco»: Um curso para quem é apreciador de vinho e tem interesse em aprofundar e perceber melhor o tema. Além da aprendizagem das noções básicas do vinho e das técnicas de prova, serão abordados outros temas como a importância das temperaturas, que tipos de copos utilizar, como servir vinhos, entre outros. Com prova de 20 vinhos, esta formação dura 8 horas, divididas por dois dias.
.
Curso de nível II, «No Trilho de Baco»: Apenas para quem já possui o nível I e procura aprofundar os conhecimentos de quem já sabe apreciar vinho. Aqui serão abordados e aprofundados temas como os vinhos portugueses, vinhos monocasta versus vinhos complexos ou os vinhos do mundo. Serão provados entre 25 a 30 vinhos, sendo que no segundo dia de formação onde se abordará a harmonização entre comida e vinho. Esta formação tem a duração de 8 horas divididas por dois dias.
.
Curso de nível III, «À Conversa com Baco»: Disponível para quem já tem o nível I e II, pretende continuar a aprofundar os conhecimentos. O curso dura 12 horas, divididas por três dias, sendo que cada dia é dedicado a diferentes temáticas: Vinhos novos versus vinhos velhos; Vinhos portugueses versus vinhos do mundo; Vinhos raros. Nesta formação, a ideia é também responder às dúvidas dos formandos. Sabendo que só provando muitos vinhos se conseguem fazer comparações, serão abertos entre 25 a 30 vinhos.
.
Curso de Vinhos Profissional: Dirigido a profissionais da área (escanções, chefes de cozinha, chefes de sala e empregados de mesa, produtores de vinho, estudantes da área de gastronomia e vinho, entre outros), permitirá aprofundar conhecimentos de forma a prestar um melhor serviço no posto de trabalho. Neste curso de 24 horas, divididas por vários dias ao longo da semana, serão provados 60 a 80 vinhos. Temas como viticultura, vinificações, regiões vinícolas portuguesas, castas portuguesas e internacionais, vinhos generosos ou como organizar a cave de vinhos são algumas das temáticas abordadas presentes no programa deste curso.
.
Os cursos serão ministrados por Rodolfo Tristão (escanção, consultor de vinhos e professor de Enogastronomia na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) e por Maria João de Almeida (jornalista e crítica especializada em vinhos).

Sem comentários: