quinta-feira, março 31, 2011

Houve um encontro em Celorico e estou a chegar atrasado

Bem sei que foi há semanas, mas ando às voltas com um projecto tão absorvente que nem tenho infotocopiado.
.
Só para dizer que, entre 17 e 19 de Março, decorreu em Celorico da Beira o Primeiro Encontro e Prova de Vinho. . Bons oradores, muita aprendizagem. Nestas coisas não há tradução em números, é como as aulas. Ou se ouve, compreende e fica-se a saber, ou não. Penso que os produtores presentes levaram boa bagagem para as quintas.
.
Foi pena não terem ido mais produtores à parte do parlapié. Pelos vistos toda a gente sabe tudo e sobre tudo. Quem lá vi foram, sobretudo, os produtores de topo, aqueles que, à partida, teriam menos a aprender. Pois é, talvez por essa humildade, vontade de saber, querer melhorar e dedicação à causa é que estão no topo do sector.
.
Houve quem não tivesse lido o programa ou não entendesse (ou quisesse entender)… é que vinha expresso que a prova dos generosos velhíssimos era só para escanções. Pois é!... não gostaram, fizeram birra, maldisseram… adiante.
.
É claro que gostaria de ter participado nessa degustação, mas, felizmente, sei ler. Espero que haja mais eventos destes em mais anos.
.
Só dois pontos negativos: a falta de provas organizadas para jornalistas e bloguistas (não me refiro aos generosos velhinhos) e, sobretudo, a comida. Minha Nossa Senhora, que desgraça! Os almoços, esses, foram de bradar aos Céus. Um deles está no top 3 das minhas piores refeições. Garanto. Desculpe-se a organizadora (Maria João Almeida) que essa falha foi, claramente, de quem geriu a «logística», ou seja a Câmara Municipal.

Sem comentários: