sábado, dezembro 16, 2017

Herdade do Peso Essência Tinto 2015 + Herdade do Peso Ícone 2014

Aqui estão dois vinhos que merecem ser guardados, embora um seja mais resistente do que o outro. Quem puder compre e beba agora, anote e volte a beber daqui por uns anos. Este assunto de projectar evolução dos anos tem sempre risco para quem o afirma. Todavia, não tenho grandes dúvidas quanto às garantias.
.
O Alentejo é uma terra quente – todos o sabemos –, contudo podem fazer-se vinhos com frescura, basta saber fazer. Bem… em alguns casos – não este - melhor seria encontrar culturas alternativas, pois nem as mestrias do viticultor e do enólogo chegam para conseguir algo que não seja sopa.
.
A Herdade do Peso situa-se na Denominação de Origem Alentejo, na sub-região da Vidigueira. É um local reconhecidamente fresco, comparando com a generalidade das localizações da maior (antiga) província portuguesa.
.
O Herdade do Peso Essência Tinto 2015 aparece com juventude para se guardar – com prudência, não me parece ser eterno – embora dê prazer já. É guloso e exige mesa.
.
Fez-se totalmente com alicante bouschet. O lote dividiu-se no estágio: 30% em barricas novas de carvalho francês, durante um ano, e a parte restante totalmente em madeira usada, por igual período de tempo.
.
O Herdade do Peso Ícone 2014 está acima na escala do prazer. Esta referência surge apenas em anos considerados excepcionais, pela equipa técnica. O anterior foi surgiu na colheita de 2007.
.
Este promete uma vida mais longa do que o anterior. Assim como o Herdade do Peso Essência Tinto 2015, pode conceder prazer agora. Guloso, mas não espalhafatoso, tem a força de um comboio, exige comida substancial.
.
Fez-se com alicante bouschet (96%) e com syrah (4%). Estagiou um ano em barricas de carvalho francês, de diferentes idades e tanoarias, seguido de 18 meses em garrafa.
.
.
.
Herdade do Peso Essência Tinto 2015
.
Origem: Alentejo
Produtor: Herdade do Peso (Sogrape)
Nota: 7,5/10
.
.
Herdade do Peso Ícone 2014
.
Origem: Alentejo
Produtor: Herdade do Peso (Sogrape)
Nota: 8,5/10

Sem comentários: