sexta-feira, dezembro 15, 2017

Conventual Reserva Branco 2016 + Conventual Reserva Tinto 2014 + Conventual Vinha da Serra da Penha Reserva 2014

Há umas décadas, as cooperativas começaram por garantir qualidade e homogeneidade ao consumidor. Algumas criaram marca e outras serviram apenas para reunir produções. Anos mais tarde emergiram os produtores individuais.
.
Muitas cooperativas – talvez a grande maioria – não conseguiram acompanhar a evolução. Os produtores individuais elevaram o patamar de qualidade, ganharam fama e a sua multiplicação criou dificuldades aos agrupamentos de lavradores. Algumas faliram e outras passaram a pagar tardiamente.
.
A Adega Cooperativa de Portalegre foi uma dessas vítimas, perdendo mesmo com marcas que tiveram fama. Aqui acaba o tema do cooperativismo no vinho, especialmente deste caso.
.
Não sei se hei-de escrever ressurreição ou reencarne, talvez outra coisa: o empresário José Redondo, da firma Licor Beirão, juntou-se a Manuel Rocha, gestor de empresas vínicas há muitos anos, e avançaram para a compra de alguns dos activos da Adega Cooperativa de Portalegre.
.
A Adega de Portalegre Winery comprou a Quinta da Cabaça e as marcas Conventual e Portalegre – esta última foi outrora uma referência e a segunda idem.
.
Chegaram-me três Conventual. Quando era jovem adulto já gostava de vinho e o Conventual era uma referência, uma garantia de prazer. Renasce agora com rótulos que lembram os que fizeram história, mas renovados.
.
Os dois Conventual provêm de vinhas com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, com as raízes em terra granítica com afloramentos de xisto, a altitudes no intervalo de 500 a 600 metros. Na Quinta da Cabaça está a única vinha da Serra da Penha; tem 20 anos, está a 650 metros de altitude e em solos graníticos com afloramentos de quartzo.
.
O Conventual Reserva Branco 2016 é muito fresco, certamente fruto das condições edafoclimáticas, vegetais e de enologia. Fez-se (por ordem alfabética) com arinto, bical, fernão pires e roupeiro. Fermentou em cubas e lagares de inox e estagiou 12 meses em vasilhas de cimento.
.
Muito longe de ser um vinho para a piscina ou mesmo para as refeições mais leves, típicas do Verão. Aguenta-se com comida mais encorpada, embora não seja um tanque de guerra.
.
O Conventual Reserva Tinto 2014, não sei se por memória emocional ou se com razão, levou-me ao passado – o que, por si, não é nem bom nem mau. Achei-o com frescura e complexidade de paladar, com longevidade na boca. Este é um vinho para o Natal. Quero dizer, tem especiarias, acidez e gulodice (não é doce).
.
As castas são (por ordem alfabética) alicante bouschet, cabernet sauvignon, syrah e touriga nacional. A maloláctica realizou-se em depósitos de inox, fermentou em cubas e em inox, e estagiou um ano em barricas de carvalho francês.
.
O Conventual Vinha da Serra da Penha Reserva 2014 está num patamar acima. Como se define isto? As características são (genericamente) muito idênticas às do anterior, mas desenrolam-se diferentemente – esta situação de coincidências é a principal razão por que evito os descritores. Aqui, como noutros casos, podem-se encontrar nuances, resultado dos factores não coincidentes, mas esmiuçar aromas e sabores dá em pouco. A qualidade não se mede em descritores.
.
Fruto de factores naturais, tem uma notável frescura: altitude, solo, plantas (não as mesmas)…
.
Este vinho fez-se com alicante bouschet, cabernet sauvignon e touriga nacional. Fez a maloláctica em inox, fermentou em cubas e lagares de inox e estagiou 12 meses em barricas, novas e usadas, de carvalho francês.
.
O Conventual Vinha da Serra da Penha Reserva 2014 é para o Natal e para o médico que nos tem socorrido nas aflições.
.
.
.
Conventual Reserva Branco 2016
.
Origem: Alentejo (Portalegre)
Produtor: Adega de Portalegre Winery
Nota: 6/10
.
.
Conventual Reserva Tinto 2014
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Adega de Portalegre Winery
Nota: 6/10
.
.
Conventual Vinha da Serra da Penha Reserva 2014
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Adega de Portalegre Winery
Nota: 7/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: