segunda-feira, dezembro 11, 2017

Cheda Branco 2016 + Cheda Riesling 2014 + Cheda Reserva Branco 2016 + Cheda Tinto 2016 + Cheda Reserva Tinto 2015

Dois brancos, uma outra coisa e dois tintos. A outra coisa é um surpreendente riesling. Cinco vinhos da Lavradores de Feitoria, a gama Cheda. Os brancos e o «normal» tinto com uma frescura improvável no Douro, não há muito tempo. Há o outro com o calor que a frescura permite, medida pelo agrado com que vai para a mesa – belíssimo.
.
O Cheda Branco 2016 é um bom vinho, uma escolha acertada para uma refeição, não necessariamente muito leve, descontraída e de conversas deambulantes. Contudo, tem pouco para contar. Fez-se com gouveio, malvasia fina e síria.
.
Ao contrário do que muita gente pensa, não tenho nada contra castas exóticas. Desde que não sejam permitidas nas indicações geográficas, que devem permanecer tradicionais. Portanto, ter um vinho de riesling no Douro não me arrepia. O Cheda Riesling 2014 é uma novidade… que pena não ter surgido há mais anos.
.
O Cheda Reserva Branco 2016 fez-se com gouveio, malvasia fina e viosinho tem felicidade. Junta fruta e elegância, com corpo para comidas mais fortes – curioso. Este parágrafo curto não é deselogio.
.
Os tintos jovens e com pouca percepção de madeira não são para mim. Quando novos temo-os como a um grupo de adolescentes divertindo-se na rua. Não sendo caruncho, gosto de sentir a civilização. Por isso, um vinho como o Cheda Tinto 2016 não me teria agradado.
.
Não o quero elogiar demasiadamente, porque, apesar de tudo, é novo e nota-se. Um terço do vinho estagiou em madeira – certamente (muito) usada – por pouco tempo. Fez-se com tinta roriz, touriga francesa e touriga nacional.
.
O Cheda Reserva Tinto 2015 é outra coisa. É o Douro. Quem gosta de tintos do Douro – como eu – vai reconhecer-lhe a tinta roriz, prazentear-se na touriga nacional (duriense) e alegrar-se com a touriga francesa. Discreto madeiro de azinho e rusticidade da esteva – usei descritores? Devo estar doente!
.
.
.
Cheda Branco 2016
.
Origem: Douro
Produtor: Lavradores de Feitoria
Nota: 5/10
.
.
Cheda Riesling 2014
.
Origem: Regional Duriense
Produtor: Lavradores de Feitoria
Nota: 7,5/10
.
.
Cheda Reserva Branco 2016
.
Origem: Douro
Produtor: Lavradores de Feitoria
Nota: 6/10
.
.
Cheda Tinto 2016
.
Origem: Douro
Produtor: Lavradores de Feitoria
Nota: 4,5/10
.
.
Cheda Reserva Tinto 2015
.
Origem: Douro
Produtor: Lavradores de Feitoria
Nota: 7/10

Sem comentários: