segunda-feira, outubro 16, 2017

Fiuza Chardonnay 2016 + Fiuza Rosé 2016

A região do Tejo tem conhecido uma assinalável melhoria. Não só da percepção, mas sobretudo da qualidade – o que alimenta a reputação.
.
Ainda o Tejo era Ribatejo – designação com má fama – e já a Fiuza & Bright produzia vinhos de qualidade. Não foi a única pioneira, mas, puxando pela cabeça, lembro-me de mais quatro casas. Possivelmente estarei a ser injusto, mas é a memória:
.
– Quinta da Alorna, Casal Branco, Casa Cadaval e DFJ.
.
Com o tempo foi aparecendo mais gente com espírito de trabalhar para a qualidade. Chegaram empresas doutras regiões, formaram-se grandes produtores, cooperativas mais empenhadas e surgiram pequenas adegas de projecto de enólogo.
.
Até há uns anos – nem muito distantes – o modelo era conseguir grandes quantidades, para as garrafas serem vendidas a preço de saldo.
.
De há uns anos para cá, mudou muita coisa. Não apenas a alteração da designação. As vinhas deixaram os terrenos mais ricos, que possibilitavam as grandes quantidades, e os mais pobres receberam-nas.
.
Não gosto – muito raramente refiro ­– de abordar a questão do dinheiro. Cada um tem o seu gosto, sabe do recheio da sua carteira e tem o seu limite de predisposição a gastos. Por isso, considero que estabelecer relação entre a qualidade e o preço é tarefa apenas pessoal e, quanto a mim, abusada quando não referente a quem a diz.
.
Contudo – não me referindo especificamente a marcas e regiões – vejo no Tejo vinhos com valores muito moderados. Acabo aqui o tema.
.
Enviaram-me dois vinhos, um branco e um rosado, para acompanhar sushi, que chegou na mesma encomenda.
.
Uma vez que não como peixe, a maridagem foi avaliada por pessoas que convidei. Fugi e não toquei na garrafa de branco. Garantiram-me que comportamento foi muito bom, muito feliz. Aliás, ninguém se arriscaria a inventar um casamento entre comida leve e um tinto pesado – obviamente, um trabalho profissional!
.
O rosado foi bebido depois – pela sua doçura, achei-o mais para convívio descontraído do que para acompanhar uma refeição.
.
Foram eles:
.
– Fiuza Chardonnay 2016 – que estagiou dois meses em barricas de carvalho.
.
– Fiuza Rosé 2016 – lote de cabernet sauvignon e touriga nacional.
.
Ambos com saudáveis taxas de álcool; o branco 12,5% e o rosé 11,5%.
.
Visto não ter tocado no chardonnay e não poder também fazer justiça à ligação do peixe com o rosado, vou abster-me de atribuir notas.
.
.
.
Nota: Os vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: