segunda-feira, agosto 04, 2014

Quinta da Ponte Pedrinha Branco 2013 - Quinta da Ponte Pedrinha Tinto 2012 - Quinta da Ponte Pedrinha Touriga Nacional 2012

Acabei de publicar no blogue o texto da Adega de Borba em que referia, como aspecto claramente positivo, a regularidade da qualidade, a fiabilidade.
.
Fiabilidade quanto à qualidade intrínseca, quer no respeito pela identidade da região e pelo ano em que foram colhidas as uvas.
.
Ainda outro dia me queixei da tourigação que anda neste país. Mas há duas excepções, que quanto a mim definem as duas linhas por onde vão os vinhos de touriga nacional, o Dão e o Douro.
.
Falando apenas de gosto pessoal – que é a regra do blogue – tendo sempre para o Douro, até na touriga nacional. Mas isso é gosto e um resultado de local. No Dão sobressaem as violetas, às vezes com mais uma ou outra flor.
.
O Quinta da Ponte Pedrinha Touriga Nacional mostra bem a casta. Passar uma refeição com amigos a falar de vinhos é uma chatice, mas não os comentar é uma injustiça – tal como a comida. Esqueço-me dos marrões (nerd – não queria escrever em inglês) dos vinhos (os enochatos, grupo em que tento não me incluir) que podem esmiuçar... safa! Numa mesa com gente normal e que gosta de vinho – estando a entrar ou simplesmente apreciar no modo «gosto» ou não gosto» - este néctar é didáctico. É uma touriga nacional do Dão.
.
Aliás, os outros vinhos mantém essa certeza. Respeito pela região. Penso que acrescentar será mais do mesmo. O branco tem a frescura da encruzado – de todos os que bebi deste produtor, este foi o que caiu melhor – e o tinto define igualmente a região, com o lote de touriga nacional, alfrocheiro, trincadeira e jaen.
.
.
.
Quinta da Ponte Pedrinha Branco 2013
.
Origem: Dão
Produtor: Quinta da Ponte Pedrinha
Nota: 7/10
.
.
Quinta da Ponte Pedrinha Tinto 2012
.
Origem: Dão
Produtor: Quinta da Ponte Pedrinha
Nota: 6/10
.
.
Quinta da Ponte Pedrinha Touriga Nacional 2013
.
Origem: Dão
Produtor: Quinta da Ponte Pedrinha
Nota: 6/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: