segunda-feira, agosto 04, 2014

Montes Claros Reserva Branco 2013 e Montes Claros Reserva Tinto 2012

Bebi estes dois vinhos e dei por mim a pensar acerca do que escrever. Seja para premiar, seja para criticar, qualquer juízo tem de ter uma fundamentação. Só sim ou só não... não deve ser assim.
.
Sentei-me para escrever e senti aquela força negativa da síndrome do papel em branco, mal que afecta todos os criadores. Deixei a folha do word aberta e infotocopiei, feicebuquei, sarfei na internet, adiei, e o mesmo, e o mesmo e e o mesmo.
.
Resumir o vinho a notas de prova é quase insultuoso, quer para o vinho, quer para quem o fez, quer para quem o bebe. As notas de prova são giras para jogos de convivas à mesa. Duvido que alguém compre um vinho por causa das notas de prova.
.
Olhei tantas vezes para os meus apontamentos e fiquei com a mesma sensação que tinha nos testes de matemática:
.
– O que é que eu faço?...
.
Convém referir que eu era (sou) tão dotado para a matemática que os professores, para me incentivarem, me davam as notas em linguagem binária... 0 e 1.
.
Hoje ocorreu-me o modo de definir estes dois belíssimos vinhos, sentimento que é, obrigatoriamente, extensível à empresa e quem o faz: Suíça.
.
– Suíça?!
.
– Sim! Rigor, certeza, fiabilidade e qualidade.
.
A qualidade dos vinhos da Adega de Borba e do seu enólogo, Óscar Gato, é uma certeza. A fiabilidade e a segurança de comprar estes vinhos é uma conquista de toda uma equipa. Sim, nota-se a añada nos vinhos da empresa e estes contam com os elogios já referidos.
.
Claro que não aprecio castas estrangeiras aprovadas para vinhos DOC (denominação de origem controlada), mas quanto a isso nada posso fazer; é assunto dos produtores. Claro que não gostei da presença do antão vaz – e quase contradição acerca do que acima escrevi sobre as cultivares.
.
A respeito da antão vaz só tenho a dizer que a arinto faz milagres!
.
O branco fez-se com antão vaz, arinto, roupeiro e verdelho. O tinto resultou de aragonês, touriga nacional, cabernet sauvignon (deu frescura, a sua verdura) e syrah.
.
.
.
Montes Claros Reserva Branco 2013
.
Origem: Alentejo
Produtor: Adega de Borba
Nota: 6,5/10
.
.
Montes Claros Reserva Tinto 2012
.
Origem: Alentejo
Produtor: Adega de Borba
Nota: 7,5/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: