sábado, agosto 16, 2014

Flor das Tacedeiras 2013 + Quinta das Tecedeiras Port Special Reserve

A dupla Marcelo Lima e Tony Smith não se contenta em fazer «estragos» na região do Vinho Verde. Ainda bem, pois trazem aragem consigo. Não sendo portugueses conseguem, por certo, ter uma visão de distância, ao mesmo tempo, o prazer, mais do que comprovado, pelos néctares cá da gente.
.
Na Quinta das Tecedeiras, na sub-região duriense do Cima Corgo, mora uma maior tradição do que na «outra» quinta (ver crónica abaixo). Em equipa que vence não se mexe, pelo que reparei no cuidado entre a assinatura dos produtores, enólogo (Carlos Lucas) e o carácter da região.
.
Não falei propriamente com o enólogo e com os promotores, mas julgo que não falho se disser que a frescura é o Graal. Em Baião, Rui Cunha persegue a taça, em Ervedosa do Douro o cavaleiro é Carlos Lucas.
.
A Quinta das Tecedeiras tem a seu favor a localização na margem esquerda, menos ensolarada – voltada a Norte. Não vá o clima estar mesmo a mudar, para mais quente, e este factor será vital.
.
Há uma gireza nesta coisa da geografia ou da orografia. A frescura, que por regra ascende montes, aqui é conseguida entre os 90 e os 190 metros de altitude. Para quem tem dificuldade em localizar mentalmente esse intervalo, refiro que o Aeroporto da Portela, em Lisboa está a 114 metros de altitude – não é portanto um monte dos Himalaias.
.
Bom, quantos aos vinhos apresentados, foi o Flor das Tecedeiras 2013 (Douro) e Quintas das Tecedeiras Port Special Reserve (Porto).
.
O Flor das Tecedeiras 2013 não é, portanto, uma bomba. A ficha técnica refere estágio em madeira, mas não especifica. Deduzo que tenha estagiado em barricas já com alguns anos e/ou por um curto espaço de tempo.
.
O enólogo recomenda-o para queijos... direi: jamais! Percebo a vontade de mostrar polivalência, mas não é preciso chegar a tanto. Quanto a pizas, idem, idem, aspas, aspas. Sigo para carne de vaca mal passadas, a sugestão das almôndegas... por aí.
.
Este vinho com denominação Douro fez-se com uvas touriga nacional, tinta barroca, touriga franca, tinta roriz, tinta amarela e o ramalhete habitual das vinhas velhas.
.
Quintas das Tecedeiras Port Special Reserve resulta dum lote de uvas das castas touriga nacional, touriga franca, tinto cão, tinta roriz, tinta barroca, tinta amarela, moreto e sousão... O lote compreende vinhos com uma média de 12 anos.
.
Não sendo um topo de gama, não é um de gama básica. Gosto de vinhos com este perfil em duas ocasiões muito concretas: bebericar (fresco) enquanto cozinho e após o final das refeições, já numa decente temperatura de 16 graus Célsius, com figos secos e amêndoas.
.
.
.
Flor das Tecedeiras 2013
.
Origem: Douro
Produtor: Quinta das Tecedeiras
Nota: 6/10
.
.
Quintas das Tecedeiras Port Special Reserve
.
Origem: Douro
Produtor: Quinta das Tecedeiras
Nota: 6/10


Sem comentários: