sábado, agosto 16, 2014

Covela Rosé 2013 + Covela Edição Nacional 2013 – Arinto + Covela Edição Nacional 2013 – Avesso + Covelo Escolha Branco 2013

Nunca fui a Baião, onde se situa a Quinta da Covela, que depois de sobressaltos empresariais encontrou em Marcelo Lima e Tony Smith um rumo. Os vinhos da quinta estavam bem cotados e os que nasceram desde que esta dupla de empresário tomou conta dos destinos da propriedade mantém-se num patamar de qualidade inegável.

Antes de continuar... nunca fui a Baião – que me lembre – e a terra sempre me causou irritação nervosa... a vila não tem culpa do irritante saltitão do João e do seu macaco Hadriano. Fui procurar fotografias e não me parece mal.
.
O que me parece muito bem é a Quinta de Covela e os seus vinhos. Na propriedade juntam-se castas típicas da região do Vinho Verde, nacionais e internacionais. Com elas, Rui Cunha, o enólogo, consegue fazer um conjunto de vinhos diferenciados entre si – pode pensar-se nas diferentes casaras, mas nem sempre é óbvio – e com um perfil coerente.
.
Num evento em Lisboa, foram-me dados a provar – com comida, porque fiz uma confusão qualquer e cheguei depois da prova, o que até talvez tenha vantagens – quatro vinhos, dois quais três brancos e um rosado.
.
Começo pelo diferente, pelo Covela Rosé 2013; é um vinho fresco, com secura final, mas não um mono sem sabor. Achei curioso o comportamento da touriga nacional nesta zona de fronteira do Vinho Verde com o Douro. É um vinho com elegância e – preconceito – feminino, pois nele convivem rosas, violetas e flor de laranjeira.
.
O Covela Edição Nacional 2013 – Arinto é um vinho feito à minha medida. Já nem suspeito sou, tantas são as vezes que elogio a casta arinto, que talvez seja a melhor variedade branca portuguesa.
.
Na região dos Vinhos Verdes chamam-lhe pedernã, mas além de ser um vocábulo muito feio – acho horrível, pedernã – há de facto vantagens numa sinonímia comum em todo o país. Chama-se «Nacional» por ser resultado de uvas duma cultivar portuguesa. Mais uma vez revela-se elegância e frescura, onde a fruta citrina se conjuga com a flor de laranjeira e alguma rosa, muito subtil.
.
O Covela Edição Nacional 2013 – Avesso segue a linha escorregadia. Ainda os citrinos e a flor de laranjeira. Se o anterior era delicado, este é delicadíssimo.


Em conclusão. Penso que não posso designar estes vinhos como típicos Vinhos Verdes – atenção, não vi o rótulo, pelo que desconheço se tem o selo de certificação ou se é um regional Minho – têm um «mundo» dado pelos empresários, o brasileiro Lima e o britânico Smith, e que o enólogo terá interpretado à altura – deduzo.
.
São vinhos frescos, fáceis de se gostar e seguem um perfil cítrico, que os une, mas não os torna iguais.
.
Por fim, o Covela Escolha Branco 2013 tem outras pretensões – é mais internacional. Fez-se sobretudo com avesso e chardonnay – há mais, mas não foi revelado – donde resulta alguma untuosidade. Curiosamente foi o que notei mais mineral.
.
.
.
Covela Rosé 2013
.
Origem: Vinho Verde (não vi o rótulo, pode ser regional Minho)
Produtor: Quinta da Covela / William Smith & Lima
Nota: 6/10
.
.
Covela Edição Nacional 2013 – Arinto
.
Origem: Vinho Verde (não vi o rótulo, pode ser regional Minho)
Produtor: Quinta da Covela / William Smith & Lima
Nota: 6,5/10
.
.
Covela Edição Nacional 2013 – Avesso
.
Origem: Vinho Verde (não vi o rótulo, pode ser regional Minho)
Produtor: Quinta da Covela / William Smith & Lima
Nota: 6/10
.
.
Covela Escolha Branco 2013
.
Origem: Regional Minho (não vi o rótulo, mas contendo chardonnay...)
Produtor: Quinta da Covela / William Smith & Lima
Nota: 6,5/10

Sem comentários: