terça-feira, abril 15, 2014

Sogrape participa em estudo europeu de biodiversidade

A Quinta do Seixo, propriedade da Sogrape, acolheu uma reunião de especialistas europeus em biodiversidade ligados ao pojecto BioDiVine (uma iniciativa financiada pelo Programa LIFE+), que visa reforçar as estruturas da paisagem vitícola e prossegue o objectivo da Comissão Europeia de travar a perda de biodiversidade no espaço comunitário.
.
A escolha desta Quinta da Sandeman como palco deste encontro científico fica a dever-se às diversas acções e experiências que ali têm sido concretizadas, em estreita colaboração com a ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense).
.
Com o objectivo de avaliar o efeito da manutenção de uma biodiversidade saudável no apoio a uma viticultura sustentável (o que alia a conservação de valores paisagísticos, estéticos e naturais à rentabilidade económica da exploração comercial das vinhas),  a «Quinta do Seixo tem promovido, entre outras acções, a monitorização da diversidade no ecossistema vitícola, a promoção da biodiversidade no ecossistema vitícola através da plantação de sebes com espécies autóctones (madressilva, rosmaninho, roselha, caril, medronheiro, espinheiro), o   restauro do coberto vegetal natural, ou aumentando a luta contra pragas da videira como a traça-da-uva por estratégias biológicas (confusão sexual), reduzindo a luta por via química», lê-se no comunicado.
.
No caso do coberto vegetal, por exemplo, aos quatro hectares dedicados em 2012 ao projeto, somaram-se mais cinco em 2013, que «serão utilizados para comparar a utilização de espécies regionais, como a aveia, o trigo, o centeio, o azevém, o tremoço e a tremocilha, com outras sementes comerciais, casos das leguminosas, gramíneas e mistura de ambas», explica António Graça, responsável pelo departamento de investigação e desenvolvimento da Sogrape.
.
«Para a contagem de artrópodes foram instaladas armadilhas ao nível do solo e ao nível da folhagem onde são capturados e identificados. Para detectar e contar pequenos mamíferos, foram montadas câmaras de visão nocturna (infravermelhos), cujas imagens permitem comparar a sua quantidade e diversidade entre zonas de bosque ribeirinho, matas e vinha», lê-se no texto original..O
.
Os resultados finais do projecto são esperados no final de 2014. «Entretanto, diversas espécies foram já repertoriadas entre mamíferos (javalis, raposas, coelhos,  ouriços-cacheiros, fuinhas, etc.), aves (toutinegras, piscoschamarizes, cartaxos, cotovias, estorninhos, chapins, picanços, rabirruivosverdilhõescarriçastentilhões, etc.) e insetos (coleópteros, himenópteros, dípteros, heterópteros, ácaros, aranhas, escorpiões, centopeias, milípedes, etc.), atestando a extraordinária biodiversidade natural da Região do Douro, considerada um hub de biodiversidade no Norte do país».
.
O projecto BioDiVine é liderado pelo Institut Français de la Vigne et du Vin e conta com mais cinco parceiros de Espanha e França. As atividades estão a ser desenvolvidas em regiões vitícolas de França (Loire, Languedoc, Bordéus e Borgonha), Espanha (Priorat e Rioja) e Portugal (Alto Douro).
.
«O programa LIFE+ é um instrumento financeiro europeu para o ambiente e é destinado a co-financiar acções no campo da conservação da natureza, especialmente projectos de demonstração e/ou inovação, contribuindo para os objectivos da Comunicação da Comissão Europeia: “Travar a perda da biodiversidade até 2010 e mais além”» – refere o comunicado da Sogrape.

Sem comentários: