quinta-feira, abril 24, 2014

Dois rosés da José Maria da Fonseca – Periquita 2013 e Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2013

Como nem todos gostam do mesmo e/ou nem sempre se quer o mesmo, eis que a José Maria da Fonseca lançou dois rosados. Têm perfis distintos, porque são feitos de uvas diferentes, de locais distintos e de composição variada. Quantidades não comparáveis... os preços também são diferentes, mas isso é coisa que não comento.
.
O Periquita Rosé 2013 fez-se com uvas provenientes de terrenos arenosos, certamente mais quentes do que o do outro rosado. As castas foram as castelão (52%), aragonês (37%) e trincadeira (11%).
.
Sambinha, praia... esquece a caipirinha porque não chegas ao fim da festa... as miúdas curtem o rosa e um homem que usa rosa é mais homem (do que me fui lembrar de inventar). Pois praia, piscina, churrasco, música alta, com groove... eu continuo a vibrar com drum and bass... organizem a festa na praia, que eu levo roupa colorida e alguém para conduzir.
.
E é aquela cena dos frutos do bosque... nos tintos, por vezes, enjoam e pesam, mas nos rosados são alegria. E estes estão frescos.
.
Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2013... é outra onda. Este é para jantar a namorar e a ver o mar (tantos ar). Delicado e floral, rosas, flor de laranjeira, lichias... delicado, já disse? Bebi-o em várias ocasiões e...
.
Pois que não me cai no goto. Ano após ano, o mestre Domingos Soares Franco insiste e tem bom resultado, com vivas e aplausos... o problema só pode ser meu... é que não me diz nada. Não o entendo.
.
Já que referi no outro: este vem de solos argilo-calcários, provavelmente com altitude superior ao outro e, logo, mais fresco (parece simples... se fosse só assim até eu era enólogo). Trata-se dum monovarietal da casta moscatel roxo.
.
Embora este blogue assente no gosto particular do seu autor (eu), jamais me passará pela cabeça dar uma traulitada das grandes num vinho bem (muito) feito. Respeitinho é bonito, e seria injusto castigar o que é bom, só porque não gosto... mas leva aparadelas na nota (como se isso interessasse a alguém e fizesse mossa aos amigos da José Maria da Fonseca).
.
.
.
Periquita Rosé 2013
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 5,5/10
.
.
Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2013
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 4/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: