segunda-feira, dezembro 23, 2013

Vinho Mor

Caiu-me na caixa do correio electrónico uma missiva dum novo produtor de vinhos do Douro a dar a conhecer o seu projecto. Em traços gerais, José Carlos Pinto pretende chegar directamente ao consumidor, saltando distribuidores, garrafeiras e outras superfícies comerciais.
.
Parece-me arriscada a estratégia, mas há muito que se sabe que a melhor publicidade (e a pior também) é a de boca-a-ouvido. Se José Carlos Pinto acertar na chave vencedora bem pode arrecadar as margens que, tradicionalmente, são comidas por terceiros.
.
O problema é como isso se faz. Para já, Vinhos Mor Douro Valley, sediada na Quinta da Capela, perto da Régua, tem página na internet, com informação relativa a outros meios de comunicação.
.
Troquei uns emails com José Carlos Pinto e encontramo-nos perto da minha casa. Deixou-me três garrafas; uma de branco, outra de tinto colheita e outra de tinto reserva. Antes de ir referiu que este seu branco é diferente do que habitualmente se faz pelo Douro.
.
Diria que não me lembro de ter bebido nenhum branco deste género proveniente do Douro, facto que, só por si, não é bom nem é mau. O mercado pode gostar da diferenciação, mas pode castigar a ousadia.
.
No que respeita ao Douro, sou conservador. As uvas que compõem o lote são típicas: malvasia fina, rabigato e gouveio. Lá que voltas lhe deu, não sei (não ligo muito aos descritores técnicos, aborrecem-me muito), mas o vinho está desalinhado com a região.
.
O vinho é bem feito e prazenteiro. Fresco, com mineralidade, só que... não é Douro. Às cegas diria que me lembra um Alentejano com boa frescura. É uma originalidade. Quanto a qualidade, voto bem positivo, quanto a risco não sei o que dizer, quanto a interesse, poucochinho. Resultado, contudo, bem pontuado.
.
Já o colheita tinto me preencheu mais. O produtor inventou menos e eu, no que respeita ao Douro, gosto de ter certezas... Bebi-o com muito agrado, acompanhando carne de vaca (não em sangue)... deslizante e sedutor. Talvez porque José Carlos Pinto tenha tirado de lá a touriga nacional (é que começa a cansar... e muito). As uvas foram touriga franca, tinta roriz e tinta barroca.
O Mor (R) – reserva – causou-me um susto... temi uma desilusão de cair da cadeira abaixo. O primeiro impacto foi muito negativo. Misturado, com a parecerem zangadas... touriga nacional, tinta roriz e tinta barroca.
.
Fiquei sinceramente triste, porque os dois vinhos anteriores mereciam um final mais alto. Dei-o como perdido. Tão perdido que nem o rolhei. Porém, 24 horas depois...
.
O Mor (R) estava com vontade de correr. Estava cheio de pujança, de genica e bravura... erro de principiante: precisava de levar uma forte decantação. A partir daí: uau!
.
.
.
Mor Colheita Branco 2012
.
Origem: Douro
Produtor: Douro Valley
Nota: 5,5/10
.
.
.
Mor Colheita Tinto 2011
.
Origem: Douro
Produtor: Douro Valley
Nota: 6,5/10
.
.
.
Mor Reserva Tinto 2010
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Douro Valley
Nota: 7,5/10
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: