domingo, agosto 04, 2013

José de Sousa Mayor 2009

Depois do que escrevi ontem, não tenho muito a acrescentar. Apenas que este vinho pretende ser um retrato mais fiel aos néctares originais da casa. Neste surge novamente a referência à colheita de 1940. Parece que foi tão notável que o José de Sousa Mayor tenta acertar-lhe.
.
As uvas que fazem este néctar vêm de vinhas velhas e são colhidas à mão e pisadas a pé, em lagares. Tal como a versão «normal», o Mayor fez-se com uvas das cultivares grand noir (49%), trincadeira (28%) e aragonês (23%).
.
O texto de suporte técnico refere: «Parte dos cachos são pisados e desengaçados manualmente num pequeno lagar, exactamente como nos séculos XVIII e XIX, parte das massas e do mosto são transferidos para talhas de barro e o restante para lagares de maior dimensão, onde fermenta a 26ºC, durante dez dias, fazendo nas talhas uma maceração pelicular de mais duas semanas. Após a primeira trasfega o vinho vai envelhecer directamente nos cascos. No final deste estágio, é feito o lote final que é depois transferido para Azeitão [onde se situa o principal centro vinícola da empresa], onde é engarrafado, sem ser filtrado ou estabilizado pelo frio. Esta colheita estagiou em cascos de madeira nova de carvalho francês por um período de 11meses. Foi engarrafado sem ser filtrado».
.
É tão mais fácil fazer «corta e cola» deste palavreado técnico... Não sei como não me lembrei de o fazer mais cedo...
.
As provas sensoriais são, também elas, irmãs das verificadas no «normal», porém em densidades diferentes e proporções diferentes. Como seria de esperar, o Mayor é maior, cria mais apetite e prazer.
.
Ao nariz vêm muitas tâmaras, folhagem seca, tabaco, noz moscada e um leve cravo-cabecinha. Na boca mostra-se frutado, com tâmaras e ameixas, revela taninos elegantes e com um final de boca prolongado.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 8/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: