quarta-feira, junho 12, 2013

Três Vintage 2011 da Sogrape – Ferreira, Offley e Sandeman

A rasgar! O ano de 2011 foi um ano do caraças! Não sei se há alguma casa, por pequenina que seja, que não tenha declarado vintage... os grandes tubarões declararam todos. E a Sogrape fê-lo nas casas Offley, Ferreira e Sandeman.
.
São três vintage diferentes, mas todos muito excelentes (acho que não é correcto, muito excelentes, mas apeteceu-me). Entre a fibra do Sandeman e a facilidade do Ferreira. Dizer qual o melhor é uma tarefa muito complicada! Foram provados os três na mesma ocasião e a sensação que deram é que são do melhor que há. Falta-lhes tempo, mas está lá tudo o que se pode querer. Grandes vinhos.
.
Avaliar um vinho pelo que é ou pelo que deverá um dia ser? Pelo que é, e são magníficos. Pelo que deverão ser... o futuro é uma incógnita, mas, se não se evaporarem as garrafas todas e ninguém as poder beber, não há dúvida que serão grandes vinhos. E grande vinho quer dizer mesmo isso, algo de exclusivo. Não cumprir a promessa, nestes casos, não quer dizer que não se é exclusivo, quer dizer que não será eterno. Bem, mas isso é coisa para conversarmos daqui por uns anos.
.
O Ferreira é o mais especiado, com notas claras a pimenta branca e alguma noz moscada (o produtor tira-lhe a noz moscada e bota-lhe o caril – não achei). Muito guloso no nariz, a prometer doçura na boca. Porém, como será de esperar nos grandes vinhos, não vigora o óbvio e está longe de ser um xarope. Na boca tem garra, com taninos que agarram sem aleijar.
.
O Offley, embora com a mesma nota que o Sandeman, foi o que preferi dos três (a mesma nota, com milésimas diferentes... estão a perceber, certo?). É um vinho de seda, duma elegância!... Uma morena, esbelta e sensual, vestida de negro e com uma echarpe esvoaçante de seda azul escuro. Uau! Apaixonei-me! Esqueçam lá essa coisa dos descritores, que são coisa que não me apetece agora.
.
O Sandeman... o homem da capa preta... já perceberam onde quero chegar? O Offley é uma elegante aristocrata cheia de temperamento, jovem e com personalidade vincada... este é um mancebo, que monta a cavalo e está bronzeado pelo Sol. Fibra, músculo... nervos acalmados, porque é um gentleman. Mas com espírito e rapidez de olhar. Aguentem-no, porque se rebenta... dêem-lhe tempo e será um príncipe.
.
De algum modo, pela minha última frase, este será o mais «vintage» dos três, o mais britânico. Que precisa que o tempo lhe dê sabedoria. Será melhor? Gostei muito do Offley, mas entendo quem prefira o Sandeman. Nem discuto.
.
.
.
Porto Ferreira Vintage 2011
.
Origem: Vinho do Porto
Produtor: Casa Ferreirinha / Sogrape
Nota: 8,5/10
.
.
Porto Offley Vintage 2011
.
Origem: Vinho do Porto
Produtor: Offley / Sogrape
Nota: 9/10
.
.
Porto Sandeman Vintage 2011
.
Origem: Vinho do Porto
Produtor: Sandeman / Sogrape
Nota: 9/10

Sem comentários: