segunda-feira, janeiro 14, 2013

Turismo de Portugal lançou manual de pastelaria

O Turismo de Portugal lançou um livro para a pastelaria nacional e internacional, informou a instituição em comunicado. «O  Manual Técnico de Pastelaria pretende ser uma referência para a formação em pastelaria dos jovens alunos e dos profissionais no activo, bem como uma base para o lançamento de novos negócios na área da hotelaria e turismo».
O Manual Técnico de Pastelaria, elaborado por oito chefes das Escolas do Turismo de Portugal, aborda os conceitos básicos de pastelaria, os géneros alimentícios utilizados, explica a confecção de massas de base, cremes, merengues, doces e geleias, molhos, pastelaria clássica, pastelaria internacional, pastelaria festiva, pastelaria regional e conventual, assim como técnicas relacionadas com chocolate, gelados e panificação.
.
O livro, que estará à venda nas escolas e que será disponibilizado, gratuitamente, em suporte tecnológico a todos os alunos, pode ser adquirido pelo preço de 15 euros.
.
Fábio Bernardino (Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril), Henrique Leandro (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve), Hugo Florentino (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste), Inácio Berlinda (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa), Jorge Ferraz (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto), Paula Mártires (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão), Paulo Santos (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste) e Ricardo Santos (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) são os autores do livro, que é prefaciado por Fernando Melo, jornalista, gastrónomo e crítico de bebidas e comidas.

Este é o quarto manual técnico editado pelo Turismo de Portugal para apoiar as atividades de formação nas suas escolas, que se junta ao Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras – Alojamento, Manual de Técnicas de Cozinha Pastelaria e do Manual de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

Sem comentários: