quarta-feira, janeiro 30, 2013

Quinta de Carvalhais Único 2009

Há vinhos assim… são o que muitos gostavam de ser. Este é um deles. Chama-se Único e, não sendo o único vinho do Dão de categoria esmigalhadora, tem um carácter, personalidade e ADN bem identificativos.
.
O Dão é uma região de enorme potencial que, por via de se ter deixado dormir na forma, perdeu protagonismo. Mas o potencial está lá, pode entrar na moda, mas nunca se irá bater em pé de igualdade com o Douro e muito menos com o Alentejo.
.
Atenção: refiro-me a quantidades e a dimensão de produtores, não em qualidade ou carisma. Ao Dão falta dimensão das propriedades e massa crítica, coisa que o empresarial Alentejo tem e o tradicional Douro aprendeu com o Vinho do Porto.
.
A Quinta de Carvalhais é uma jóia da Sogrape no Dão, grande casa em todo o país. O Único é o seu emblema máximo. Gostei da colheita de 2005, mas a de 2009 extravasou a expectativa. Se as coisas continuarem assim, com constante afinações, os Único serão, desejo, mais do que um actual belíssimo vinho para se colocarem mesmo no topo, ombreando com referências já consagradas. Que assim seja!
.
A filosofia da Sogrape para os Único é o surgimento em anos considerados excepcionais. Penso que fazem bem, se querem criar aura e prestígio… coisa que a casa sabe fazer como poucos, e com justificado reconhecimento.
.
O Dão está todo dentro do Único, com sua elegância e profundidade. Tinto com frescura, subtilezas, diferentes níveis de leitura, conforme o tempo que se conversa com ele no copo. Muito gastronómico, é um vinho de salão. Um aristocrata de temperamento e modo. Um grande vinho.
.
.
.
Origem: Dão
Produtor: Sogrape
Nota: 8,5/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: